Investimento em pesquisa e inovação aumentará 15% em 2017, afirma Kassab

05/09/2016 09:38

Comunicações, porém, deve manter orçamento parecido com o obtido este ano.

Pronunciamento de Gilberto Kassab durante solenidade do CPqD (foto: André Cacciatori/CPqD).
Pronunciamento de Gilberto Kassab durante solenidade do CPqD (foto: André Cacciatori/CPqD).

Em solenidade de comemoração aos 40 anos do CPqD realizada hoje, em Campinas (SP), o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, afirmou que o orçamento de 2017 para investimento nas áreas de pesquisa, ciência e inovação aumentou 15% em relação ao deste ano. O ministro, porém, não disse o valor real do investimento

O orçamento total do ministério para o ano que vem foi fechado em R$ 15,5 bilhões e, de acordo com Kassab, o maior investimento da pasta nas áreas designadas é motivado pelo interesse do governo federal, “sensibilizado com a questão”. “Os investimentos nessas áreas foi muito aquém do necessário nos últimos dois anos e pretendemos aumentá-lo a médio prazo”, diz.

Já a verba para as comunicações, que neste ano foi de R$ 4,7 bilhões, deverá se manter. “É um orçamento mais engessado e está menos sujeito a interferências externas, como crises. O desafio agora é investir na pesquisa e inovação”, afirma o ministro.

CPqD abre laboratórios para uso de startups

Sobre o investimento em banda larga, Kassab diz que a pasta vai procurar o ponto de equilíbrio que as operadoras podem oferecer em expansão da cobertura e o interesse do consumidor brasileiro. “Não podemos exigir além da capacidade que as teles podem oferecer. Vamos zelar para que tudo seja feito na melhor qualidade possível”, encerra.

 

FOnte:Ipnews