Japoneses conseguem transmitir energia elétrica por micro-ondas

12/03/2015 16:27

 Share  

Um passo importante foi dado nesta quinta-feira, por cientistas japoneses que obtiveram sucesso pela primeira vez em transmitir energia sem a utilização de cabos, utilizando apenas micro-ondas. A expectativa é que isso permita a geração de energia solar no espaço no futuro, dizem os porta-vozes da JAXA, a agência de exploração espacial japonesa.

Os pesquisadores conseguiram transmitir uma potência de 1,8 kilowatts, suficiente para abastecer uma chaleira elétrica, com precisão total para um receptador localizado a uma distância de 55 metros. Não é muita coisa, mas é um começo para começar a capturar as vastas quantidades de energia solar no espaço que podem ser utilizadas na Terra.

O porta-voz diz que foi a primeira vez que alguém conseguiu enviar uma potência de 2 kilowatts por micro-ondas para um alvo pequeno com um dispositivo de diretividade delicado.

A proposta de usar a energia solar do espaço já é antiga para a JAXA, e está em desenvolvimento há muitos anos. A captura deste tipo de energia tem muitas vantagens sobre a alternativa terrestre. A principal delas é o fato de que não há variação climática, nem dia ou noite, que impeça a captura da luz solar que trafega livremente sobre os limites da nossa atmosfera.

O problema até hoje tem sido transportar esta energia de volta para a Terra. Satélites como a Estação Espacial Internacional já aproveitam a luz solar para se manter abastecidos, mas nunca houve uma prática de aproveitar a ideia para os habitantes do planeta.

É isso que os japoneses tentam solucionar, aproveitando essa fonte inesgotável (por alguns bilhões de anos, pelo menos) de energia livre e limpa. O representante da JAXA diz que o projeto a longo prazo inclui satélites capazes de captar e transmitir energia solar por micro-ondas a 36 mil quilômetros da Terra.

Via Phys.org

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!