Listamos os melhores joysticks para smartphones; veja a lista completa

22/02/2014 17:01

A cada ano, mais e mais controles físicos são criados especificamente para smartphones com Android ou iOS. Não obstante, surgem a todo momento novos meios de aproveitar controles de videogames, como PlayStation 3 e Xbox 360. Para quem tem dúvidas sobre que controle utilizar em seu smartphone, este comparativo mostra as melhores opções ao alcance do consumidor. Confira:

Dead Punch Hospital: o game brasileiro que mistura Rocky Balboa com zumbis

É possível configurar o controle do Playstation 3 para funcionar em jogos do Android e iOS (Foto: Divulgação / GameKlip)É possível configurar o controle do Playstation 3 para funcionar em jogos do Android e iOS (Foto: Divulgação / GameKlip)

Controle do PlayStation 3 (DualShock 3)

Para quem já possui um PlayStation 3 em casa, será interessante utilizar o mesmo controle no Android ou iOS. Mas em ambos os caso é preciso ter conhecimentos avançados para poder realizar a façanha. No iOS é preciso que o iPhone, iPod Touch ou iPad tenha jailbreak e esteja atualizado com o iOS 7.

DualShock 3 era bem diferente (Foto: Divulgação) (Foto: DualShock 3 era bem diferente (Foto: Divulgação))DualShock 3 era bem diferente (Foto: Divulgação)


No Android é preciso ter acesso root e instalar o app Sixaxis Controller. No caso dos Xperia da Sony é possível utilizar o DualShock 3 sem root. Para complementar o "set", o jogador pode comprar o suporte GameKlip. Ele ele acopla o smartphone ao controle.

No iOS, a configuração é bastante simplificada e o controle DualShock 3 será reconhecido como um controle com suporte oficial ao iOS 7. No Android, a configuração terá que ser realizada em vários jogos. A maior vantagem do controle do PlayStation 3 é a qualidade da construção que se mostra duradoura à longo prazo. Sua única desvantagem é a necessidade de conhecimentos avançados para configurar o controle.

Prós:

- Para quem já tem Playstation 3, dispensa a compra de um novo controle.
- Ótima construção.

Contras:

- Configuração complicada.
- Não há clipe para acoplar o aparelho.
- É necessário realizar root ou jailbreak.

Controle do Xbox 360 (versão com fio)

Desde da versão 4.0, o Android possui, embutidos em seu kernel, suporte dispositivos USB através da tecnologia USB On-the-GO. O conector OTG transforma a entrada microUSB dos smartphones Android em uma entrada USB padrão. Assim sendo, é possível conectar vários tipos de controles USB, inclusive o controle USB do Xbox 360.

É fácil configurar o controle com fio do Xbox 360 no Android (Foto: Reprodução / OneClickRoot)É fácil configurar o controle com fio do Xbox 360 no Android (Foto: Reprodução / OneClickRoot)

A configuração da versão com fio do controle do Xbox 360 é muito simples. Basta conectar o conector OTG no smartphone e em seguida conectar o controle com fio do Xbox 360 no conector OTG . O controle será reconhecido imediatamente pelo Android e em muitos jogos não será preciso fazer nenhum tipo de configuração.

Prós:

- Fácil configuração.
- Não precisa de root.

Contras:

- Necessita conector OTG.
- Não há clipe para acoplar o aparelho.

Controle Bluetooth Gametel

O Controle Bluetooth Gametel é um dos poucos controles específicos para Android e iOS a serem vendidos oficialmente no Brasil. Seu arranjo de botões é um pouco antiquado para os jogos atuais, sendo recomendado apenas para jogos mais simples ou emuladores de consoles antigos como Super Nintendo, GBA ou Mega Drive.

O Gametel é fácil de configurar e suporta iOS e Android (Foto: Divulgação)O Gametel é fácil de configurar e suporta iOS e Android (Foto: Divulgação)

O Gametel já foi revisado por aqui. Seu esquema de botões é simplório, não há direcionais analógicos. O Gametel se destaca pela sua mobilidade podendo ser guardado até no bolso da camisa. A configuração dos botões lembram o Super Nintendo com quatro botões frontais e dois botões "L" e "R".

Prós:
- Fácil configuração.
- Não precisa de root ou Jailbreak.
- Clipe para acoplar o smartphone.

Contras:
- Esquema de botões muito simples.
- Não possui botões analógicos.
- Muito caro.

Controle Bluetooth iPega 9025

A iPega é uma empresa que fornece diversos tipos de acessórios em informática, e possui também uma linhas de controles dedicados a smartphones e tablets. A nossa sugestão desta marca é o Controle Bluetooth iPega 9025. O 9025 é uma evolução do controle 9017 que, assim como o Gametel, possui um esquema de botões simples, dispensando os direcionais analógicos.

iPega 9025 possui mais botões e configurações que seu antecessor (Foto: Reprodução / Youtube)iPega 9025 possui mais botões e configurações que seu antecessor (Foto: Reprodução / Youtube)

Mas, o iPega 9025 corrige os erros do seu antecessor. De fato, o 9025 vai além e possui até botões multimídia. Esses botões multimídia podem ser usados para pausar, avançar ou retroceder músicas. Voltando ao quesito games, a configuração do controle iPega 9025 depende do sistema operacional. O controle pode ser "setado" para quatro modos: Gamepad, Keyboard, APP Mode e iCade. Para Android, o modo principal é o "Gamepad", e no iOS é o "iCade". A configuração é realizada através de combinações de botões com o controle desligado.

Prós:
- Clipe para acoplar o smartphone.
- Ampla variedade de botões.

Contras:
- Não há aplicativo oficial.

Controle Bluetooth Wamo Pro 2

O controle Wamo Pro 2 pode ser encontrado em sites de produtos importados como Deal Extreme. O controle ficou popular graças a sua semelhança com o controle do Xbox 360 e o clipe que permite acoplar smartphones grandes como o Samsung Galaxy Note 2.

Wamo Pro lembra o controle do Xbox 360 (Foto: Reprodução / beginnerstech)Wamo Pro lembra o controle do Xbox 360 (Foto: Reprodução / beginnerstech)

O Wamo possui uma ótima construção e tem uma "pegada" muito parecida com a do controle do Xbox 360. Entretanto sua configuração é complicada pelo fato de não haver app oficial na Play Store. Porém, o manual do controle está em inglês e seu modo de configuração é exatamente o mesmo do iPega 9025. Configura-se o controle através da combinação de comandos.

Prós:
- Boa pegada.
- Construção sólida.
- Clipe para acoplar o smartphone.

Contras:
- Não há aplicativo oficial.
- Manual com informações desencontradas.

Controles da MOGA (Pro, Hero e Ace)

Os controles da empresa MOGA oferecem uma das melhores experiências para donos de smartphones, sejam eles equipados com Android ou iOS. São vários modelos e alguns eles, como a nova linha denominada "Power", permitem recarregar o seu smartphone enquanto durante a jogatina.

Série Power permite recarregar o smartphone enquanto se joga (Foto: Divulgação)Série "Power" permite recarregar o smartphone enquanto se joga (Foto: Divulgação)

O App oficial dos controles, chamado MOGA Pivot, é localizado para o português e possui um visual limpo e elegante. As informações são bem distribuídas e o aplicativo conta com atualizações constantes.

O design dos controles da MOGA é elegante e todos tem uma boa pegada. Contudo, toda essa qualidade reflete no preço dos controles que custam quase o dobro de algumas opções listadas até agora. O mais caro deles, o MOGA Ace para iPhone 5, 5S e iPod Touch 5, chegou a ser vendido no lançamento por US$ 99 (cerca de R$ 240).

Prós:
- Qualidade de construção evidente.
- Fácil configuração.
- Não precisa de Root ou Jailbreak.
- Aplicativo em português.

Contras:
- O mesmo controle não pode ser usado em vários sistemas.
- Preço elevado.


Fonte:Redação Techtudo


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!