Lojão do Brás acelera negócios com nova infraestrutura de rede
Rede WAN gerenciada e disponibilidade de WiFi para clientes foram priorizadas pelo varejista.
Buscando maior gerenciamento, segurança e disponibilidade da infraestrutura de TI, o Lojão do Brás – varejista de modas e artigos de casa com 16 lojas no Estado de São Paulo – encontrou na Cisco e na integradora 3S Networks, a expertise necessária para reestruturar a redes WAN e wireless em quatro lojas, a matriz e uma filial, uma outra loja em Santo Amaro e a sexta unidade em Santo André.
O projeto foi dividido em duas fases: a instalação da rede WAN, seguida pela implantação da rede Wi-Fi. Na primeira etapa, foram adquiridos quatro switches e dois firewalls. Bruno Felix, gerente de TI do Lojão do Brás, explica que a empresa precisava de maior flexibilidade e capacidade de gestão da comunicação entre as lojas. “Queríamos segmentar a rede e disponibilizar uma quantidade de banda distinta para cada processo”, diz.
Basicamente, o executivo precisava destinar 50% da capacidade de rede para os processos internos, enquanto as câmeras de vigilância e as ligações não podiam ultrapassar 10% cada, por exemplo.
Henkel adota rede híbrida para impulsionar negócios
Os desafios foram muitos até chegar a esse modelo. O primeiro deles, a implantação. Como instalar uma nova rede com a loja em funcionamento? Segundo Felix, o trabalho da 3S consistia em realizar conexões e testes na rede tentando evitar a interferência na comunicação direta entre as lojas. “Em certos casos, realizamos trabalhos fora do horário comercial”, relata o executivo.
Nos momentos em que não era possível optar por esse método, a integradora teve que agir o mais rápido possível para reduzir o tempo de parada. “Felizmente, nosso sistema de gestão administrativa (ERP) é preparado para trabalhar off-line, o que tornou a operação menos complexa”, diz Felix. A implementação foi realizada na matriz e posteriormente nas filiais, com ativação uma a uma.
A primeira fase do projeto foi finalizada em julho deste ano. “Toda a rede foi entregue de forma redundante, com a segurança garantida pela nossa solução de firewall”, detalha Rita Magno, gerente de Contas da Cisco.
Rede Wi-Fi
A segunda fase do projeto atendeu a duas demandas: fornecer rede Wi-Fi para clientes e funcionários, e implementar um ambiente com segurança e controle. Para tanto, foram adquiridas duas controladoras e 22 access points, além de um conjunto de antenas.
A infraestrutura substituiu um ambiente implementado em 2000 com o objetivo de prover acesso ao Wi-Fi, porém com segmentação de usuários e gestão do acesso feito por visitantes.
Fonte:Ipnews