M-commerce cresce e movimenta campanhas digitais

31/03/2015 13:02

Aumento nas vendas por dispositivos móveis faz profissionais de marketing redesenharem campanhas digitais.

 

Comprar pela Internet deixou de ser um obstáculo e se consagra como hábito crescente dos consumidores brasileiros. A barreira que está sendo vencida agora atende pelo nome de m-commerce. A compra por dispositivos móveis cresce a passos largos nos últimos anos no Brasil. De acordo com o relatório Webshoppers, da E-bit, o índice saltou de 2,5% no início de 2013 e passou 9,7% em janeiro de 2015. O aumento nesse volume de transações já causa impacto nas campanhas digitais, com novos formatos e conteúdos. Para entender esse fenômeno, a Superintendente da Serasa Experian Marketing Services, Juliana Azuma, traz algumas explicações.

Quais fatores explicam o rápido crescimento do m-commerce no Brasil?

São dois pontos principais: primeiro, a segurança envolvida. A criação de aplicativos de marcas consolidadas no mercado traz mais confiança para o usuário disponibilizar seus dados – em um processo semelhante ao que o Internet Banking fez com o e-commerce no início dos anos 2000. Depois, vem a questão da comodidade. O usuário descobriu que a compra está literamente na palma da mão e ao encontrar um site responsivo, ele fica mais propenso a clicar e adquirir itens.

Brasil já tem 450 mil sites de e-commerce

As lojas virtuais brasileiras já estão preparadas para dar conta dessa nova demanda?

O Brasil cresceu muito nos últimos anos e já é o quinto mercado de m-commerce em todo o mundo. Entretanto, o país ainda tem um longo caminho a percorrer para atender mais consumidores. São poucas as lojas virtuais que disponibilizam um aplicativo que facilite a jornada de compra ou, pelo menos, deixe o site responsivo e adaptável para qualquer tela. É preciso aparar estas arestas para continuar crescendo.

Quais campanhas são mais eficazes para atrair o consumidor móvel?

De acordo com a pesquisa “Brasileiros e M-Commerce”, da Pagtel e Mobi.life, os banners em sites são o formato de propaganda que mais gera engajamento nos dispositivos móveis. Entretanto, esse fenômeno está ligado ao nível de exigência do consumidor brasileiro, cada vez mais elevado. Hoje, ele não aceita mais publicidade invasiva, com conteúdo irrelevante, que não traz segurança e, pior, não foi autorizada por ele. A lição está aí: independentemente de qual for a campanha, a empresa precisa oferecer algo interessante e respeitar a privacidade da pessoa.

 

Fonte:ipnews


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!