Mastercard e Visa apostam em inovações para o mercado de pagamentos

16/02/2018 13:52

Enquanto a primeira investe em pagamentos sem contato, a segundo apresentou um cartão conectado com tela para mostrar informações da conta do usuário.

As novas soluções tecnológicas estão revolucionando a sociedade e o mercado de pagamentos não está imune a isso. Para se adequar à realidade, tanto a Mastercard quanto a Visatem investido na inovação. A primeira delas anunciou, em janeiro, uma iniciativa de dar maior consistência aos pagamentos sem contato, tornando-os parte do dia a dia de seus clientes nos próximos cinco anos.

Pesquisa indica que 90% dos brasileiros acham mais fácil usar biometria como autenticação

A partir deste ano, a Mastercard vai exigir a atualização de uma série de cartões e terminais de pagamento em toda a Europa, América Latina e Caribe, Ásia, países do Oceano Pacífico, África e Oriente Médio. A intenção é oferecer uma tecnologia de pagamentos mais seguras e convenientes sem contato com o cartão.

O principal benefício aos consumidores será a velocidade de pagamentos combinada com tecnologias de autenticação dinâmica, protegendo o processo de forma mais segura. Aos emissores, aumentando o uso de cartões e as transações. Tecnologias parecidas já são utilizadas no transporte público, por exemplo.

Na América Latina, houve um aumento de 17 vezes no número de transações sem contato nas lojas em 2017, com um crescimento no volume de gastos de 13x, conforme relatado pela Mastercard ao site iProfessional. A demanda por pagamentos sem contato está crescendo, com 15% de todas as compras em lojas a nível mundial usando esta tecnologia.

O roteiro definido pela Mastercard para estabelecer pagamentos sem contatos acompanha os seguintes requisitos:

  • Depois de outubro, todos os novos terminais habilitados na Europa, Oriente Médio, África, América Latina e Ásia-Pacífico serão capazes de aceitar chip EMV e tecnologia sem contato.
  • Após abril de 2019, todos os cartões novos emitidos nessas regiões terão tecnologia de chip EMV e nenhum contato.
  • Antes de abril de 2023, todos os terminais comerciais nessas regiões estarão habilitados para aceitar esta tecnologia.

A Visa também anunciou sua estratégia para os mercados de pagamentos em janeiro. Em atuação conjunta com o seu parceiro Dynamics, a empresa apresentou um cartão conectado que incorpora múltiplos recursos e tecnologias. A principal característica é o envio de informações da conta diretamente para o consumidor, como alertas de gastos e cupons, que são exibidos em uma pequena tela no próprio cartão.

Com a aparência de um cartão de crédito comum, o dispositivo conta com um chip e uma antena (a mesma usada em celulares) integrados para permitir a transferência de dados entre o plástico e o banco do usuário. Além disso, o cartão aceita qualquer tecnologia utilizada pela máquina de pagamento.

Outros benefícios do cartão são:

  • Múltiplos cartões em um: com o toque de um botão, o consumidor pode acessar seus diferentes cartões de débito, crédito, pré-pagos ou de programa de fidelidade no próprio cartão. As informações da conta são exibidas na tela, com a possibilidade de se deslocar entre cartões ou contas.
  • Maior segurança: um banco pode cancelar rapidamente a inscrição do número de conta de um cartão comprometido e substituí-lo por um novo número de conta, o que proporciona comodidade e tranquilidade ao titular do cartão.
  • Alertas e mensagens: a tela mostra as informações da conta e permite que você envie mensagens para o cartão a qualquer momento. Por exemplo, após cada compra, é possível enviar uma mensagem para notificar o consumidor sobre a compra, bem como seu saldo disponível. O titular do cartão também pode receber cupons ou pode ser notificado de uma compra suspeita, notificando que não foi ele, configurar um alerta de fraude e emitir um novo número de cartão.
  • Bateria auto recarregável: um chip orgânico garante que o cartão de pagamento se recarregue durante o funcionamento normal, sem exigir nenhum esforço da parte do titular do cartão.

De acordo com a Visa, o novo cartão deve ser disponibilizado aos bancos ainda no início deste ano.

 

Fonte:Ipnews