MCTIC lança ônibus para recolhimento e reciclagem de lixo eletrônico

24/05/2018 12:41

Unidade móvel vai recolher equipamentos sem uso e utilizar em ação social de capacitação de jovens.

Ônibus da CRC utilizado para recolher lixo eletrônico (foto: Ascom/MCTIC).

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) lançou nesta segunda-feira (21/5) o Centro de Recondicionamento de Computadores Móvel (CRC Móvel). Se trata de um ônibus adaptado em parceria com o CRC Programando o Futuro para receber e dar a destinação adequada aos equipamentos eletrônicos sem uso doados pela população.

Déficit da balança do setor eletroeletrônico cresce 22% no 1º trimestre

Para o ministério, o ônibus servirá como uma plataforma para divulgar as ações de capacitação de jovens e de sustentabilidade envolvidos com a iniciativa. O CRC capacita jovens em situação de vulnerabilidade social por meio de oficinas, cursos e atividades relacionadas ao recondicionamento e operação de computadores.

Atualmente, há nove CRCs em funcionamento: Brasília (DF), Valparaíso (GO), Petrolina (PE), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), João Pessoa (PB), Emaús (PA), Maracanaú (CE) e São Paulo (SP).

O CRC Móvel percorrerá Brasília durante um mês. A meta é recolher 10 toneladas de resíduos e até 100 computadores com pelo menos 1 gigabyte (GB) de memória e 160 GB de espaço no disco rígido.

Os equipamentos doados serão avaliados por profissionais, que também vão explicar à população os passos para o recondicionamento de computadores e o tratamento dos resíduos. Serão aceitos pelo CRC Móvel celulares, impressoras, CPUs, monitores, notebooks, fontes de alimentação, entre outros.

Após o recondicionamento pela equipe do CRC Programando o Futuro, instalado em Valparaíso (GO), esses artefatos serão doados para pontos de inclusão digital, como telecentros, escolas públicas e bibliotecas. O material que não puder ser reaproveitado é separado e tratado como lixo eletrônico.

*Com informações do MCTIC.

 

Fonte:ipnews