Médico brasileiro realiza cirurgia com apoio do Google Glass

16/11/2013 12:47


Muitas pessoas já aproveitaram os primeiros exemplares do Google Glass para fazer coisas interessantíssimas, inclusive na medicina (como já reportamos aqui). Entretanto, pela primeira vez, um médico brasileiro usou o gadget para realizar uma cirurgia.

O feito aconteceu em Salto, no interior de São Paulo, quanto o cirurgião Miguel Pedroso utilizou os óculos inteligentes para consultar especialista por meio do chat e conferiu orientações técnicas sobre o procedimento se valendo dos comandos de voz do dispositivo

A cirurgia, realizada no dia 28 de outubro, era uma operação por videolaparoscopia, quando a câmera é inserida no corpo do paciente, de uma colectomia direita, para remover parte do intestino grosso de um paciente com câncer. A técnica é considerada pouco invasiva e mais segura, e Pedroso tenta disseminá-la em um curso privado. Ele viu no Glass uma oportunidade de democratização da técnica.

"Na tela dos óculos ele pode rever como é a dissecação de uma veia específica, mostrar o procedimento ao preceptor e conversar com ele em tempo real, tudo sob comando de voz", explica o cirurgião.

Durante seus testes, ele pode ter uma noção de como um aprendiz poderia se valer das funcionalidades do Glass. Ele conseguiu acessar vídeos do curso pelo YouTube e usar o Hangouts para conversar com outro médico à distância. Segundo Pedroso, outros procedimentos também poderão se valer do Glass.

 

fonte olhardigital