Mercado de servidores fatura menos 4,5%, em 2013

11/03/2014 07:53

Vendas mundiais aumentaram 2,1%, principalmente na Ásia/Pacífico.

Segundo um levantamento do Gartner, o mercado mundial de servidores encerrou com queda de 4,5% no faturamento em 2013, enquanto as vendas mundiais cresceram 2,1%.

Lenovo compra unidade de servidores de baixo custo da IBM

“O ano passado apresentou algumas diferenças em vários segmentos do mercado de servidores. Estamos presenciando crescimento em implantações de TI para suporte a serviços Web, enquanto a infraestrutura para a empresa permaneceu relativamente limitada”, afirmou Philip Dawson, vice-presidente de pesquisa do Gartner.

No último trimestre do ano passado, os resultados foram ruins em quase todas as regiões, exceto na Ásia/Pacífico que apresentou um crescimento de 16,3% em vendas unitárias, sendo o Japão responsável por 7,5% desse total; e a América do Norte, que se manteve estável, com uma taxa de 0,01%. Com isso, todas as regiões, exceto a Ásia/Pacífico (+0,6%) encerrou o ano com queda no faturamento.

Segundo o levantamento, a HP obteve o maior faturamento do mercado no quarto trimestre, e a receita alcançou a marca de US$ US$ 3,8 bilhões, com uma participação de 28,1%, mundialmente – número 6% superior, que o do trimestre do ano anterior. Enquanto a IBM obteve maior declínio, com queda de 28,9% - a unidade de servidores de baixo custo da empresa foi vendida para a Lenovo, no início desse ano.

Servidores x86

Embora as vendas dos servidores x86 tenham caído 2,6%, o faturamento aumentou 0,8%, e de acordo com a companhia de pesquisa, esse resultado foi motivado não apenas pela América do Norte, mas pela Ásia Pacífica e América Latina.

A HP obteve participação de 40,3% nessa área, e a Cisco ficou em segundo lugar, com 15,9%.

Para esse ano, o Gartner estima aumento nas vendas, por causa da virtualização de servidores x86 para consolidar máquinas físicas.

Evento Gartner

Conferência de Infraestrutura de TI, Operações e Data Center

Datas: 1 e 2 de abril

Local: Sheraton WTC Hotel, em São Paulo

Inscrições: e-mail; telefones (11) 5632-3109 | 0800 744 1449 ou  site.

fonte:ipnews


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!