Mercado Livre pretende aumentar investimentos em 2018

26/02/2018 10:40

No Brasil, a receita líquida da empresa nos três últimos meses de 2017 subiu 82,5%, para 262 milhões de dólares.

A empresa de comércio eletrônico Mercado Livre deve elevar significativamente o investimento em 2018, após dispêndio de cerca de 1 bilhão de reais no ano passado, anunciou nesta sexta-feira o vice-presidente de operações da empresa, Stelleo Tolda.

Para fazer frente ao crescimento do investimento diante da disputa cada vez mais intensa do comércio eletrônico latino-americano envolvendo empresas de varejo físico e online, o Mercado Livre decidiu rever sua política de dividendos, optando pelo não pagamento aos acionistas em 2018, disse o executivo.

O Mercado Livre teve prejuízo líquido atribuível aos acionistas de 67,7 milhões de dólares no quarto trimestre, revertendo resultado positivo de 51,35 milhões obtido no mesmo período de 2016, em meio a crescimento nas despesas operacionais e perdas geradas por desconsolidação de operações na Venezuela.

Para Tolda, apesar do resultado, o Mercado Livre precisa seguir investindo em expansão para conseguir abocanhar o crescimento do comércio eletrônico nos próximos anos.

“Começamos a investir mais agressivamente no programa de fidelidade e em frete grátis no ano passado e vimos o impacto que isso teve no crescimento do volume de transações….Isso obviamente exigiu investimento muito maior e queda na margem, mas está dentro do planejamento. O negócio ainda está em fase incipiente e achamos que temos que investir muito mais em crescer do que gerar rentabilidade no curto prazo”, disse Tolda.

No quarto trimestre, o valor das vendas do Mercado Livre (GMV) cresceu 63%, para 3,6 bilhões de dólares. O volume de itens vendidos disparou 57,5%, para 81,2 milhões. No Brasil, a receita líquida nos três últimos meses de 2017 subiu 82,5%, para 262 milhões de dólares.

Comparativamente, o Magazine Luiza, uma das maiores redes de varejo físico e uma das líderes em comércio eletrônico no Brasil, teve expansão anual de 60 por cento nas vendas online no quarto trimestre. As vendas totais da empresa subiram 30,6 por cento no período, para 4,4 bilhões de reais.


Fonte:ipnews