“Mercenários” é o perfil mais comum de usuários de celulares no Brasil, diz pesquisa
Clientes que trocariam de operadora por ofertas de concorrência correspondem a 52% no Brasil.
Uma pesquisa da GfK, realizada em julho de 2015 com 4,9 mil usuários de celulares da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru, destacou que o nível de fidelidade dos clientes das operadoras está baixo. Nos seis países pesquisados, o segmento de consumidores que trocariam de operadora mediante oferta de planos comerciais mais vantajosos por uma concorrente é o mais significativo. Chamados de “mercenários” pela pesquisa, esses consumidores representam 52% dos usuários de celular no Brasil.
Apesar do alto número de clientes que trocariam de operadora, os brasileiros que fizeram isso nos últimos doze meses representam apenas 19%. Dentre as ofertas consideradas mais atraentes, a que se destacou no país foi a preferência por um pacote que oferece o seu plano atual com um preço menor somado à oferta de aparelhos com a mais recente tecnologia a preços bem mais baixos que os de mercado. Apenas 5% dos brasileiros entrevistados não mudariam de operadora mesmo colocados diante de ofertas das concorrentes simuladas pela GfK.
Segundo Frans Janssen, diretor de operações de pesquisa da GfK Consumer Choices na América Latina, os resultados mostram que há um grande potencial de rotatividade para o setor, desde que as ofertas sejam adequadas. “As operadoras precisam oferecer pacotes que maximizem o lucro para o usuário para manter os clientes atuais e conquistar os que estão na concorrência”, afirma. Ele também diz que elas devem explorar a portabilidade numérica (aparelhos com mais de um chip) introduzida na América Latina.
Fonte:Ipnews