Microsoft e Equinix fecham parceria para oferta de nuvem híbrida

11/06/2015 11:04

Modelo é apontado como tendência do mercado de cloud computing brasileiro.

A Microsoft e a Equinix, empresa global de serviços de data center e interconexão, anunciam hoje uma parceria para atuarem juntas no mercado brasileiro na oferta de serviços de computação em nuvem híbrida, modelo no qual o cliente conecta seu ambiente privado à estrutura de computação virtual da Microsoft, o Microsoft Azure.

Equinix disponibiliza Marketplace a clientes no Brasil

A operação brasileira da Equinix passa a fazer parte de um programa global da Microsoft baseado na formação de parcerias estratégicas para a oferta de nuvem híbrida com a plataforma Azure. Os parceiros que participam dessa iniciativa têm acesso ao time técnico da Microsoft e combinam a tecnologia da companhia americana com sua experiência de hospedagem e especialização geográfica para proporcionar flexibilidade e escolha para soluções híbridas de nuvem e data center. A nuvem híbrida é apontada por analistas de mercado como o modelo de cloud computing cuja adoção ganha mais força no Brasil.

A parceria com a Equinix é um movimento que coloca a Microsoft em posição vantajosa para disputar esse mercado. O programa de parcerias COSN (Cloud OS Network) não tem similares no mercado e, por meio desse ecossistema de empresas que antes poderiam ser até mesmo consideradas rivais, a Microsoft multiplica seu poder de alcance.

A partir da parceria, os clientes de Microsoft e Equinix no Brasil passam a ter benefícios como o desempenho mais rápido de aplicações, além de alto nível de segurança. Isso vale tanto para os que adotarem a nuvem híbrida, que inclui a nuvem privada da Equinix e a cloud pública da Microsoft, quanto para quem optar somente pela nuvem pública. Isso é possível pois a Equinix usará em seu centro de dados a mesma arquitetura de Cloud que a Microsoft.

A Equinix já oferece a seus clientes no Brasil o Azure ExpressRoute, que permite estabelecer uma conexão direta e privativa entre os centros de dados do Azure e a infraestrutura existente do cliente. Por ser uma conexão dedicada, o ExpressRoute oferece maior velocidade e reduz latência, além adicionar mais confiabilidade e segurança em relação ao tráfego de dados via internet pública. Esses são aspectos fundamentais sobretudo para empresas que têm aplicações de missão crítica – aquelas que não podem parar de funcionar nunca ou trabalham com dados sensíveis – baseadas no ambiente de nuvem.

Microsoft e Equinix já têm uma parceria a nível mundial, disponível em 16 localidades – incluindo o Brasil, para aumentar a presença do ExpressRoute. No entanto, o benefício é válido apenas para os serviços de “colocation”, que incluem basicamente a oferta de um espaço físico e de conectividade para os servidores do cliente.

No Brasil, com a estrutura herdada pela Equinix com a aquisição da Alog, a parceria vai um passo além, englobando a oferta de serviços gerenciados para empresas que optarem pelo modelo de nuvem híbrida com Cloud Privada baseado na arquitetura do Microsoft Cloud OS Network.

“Parceiros como a Equinix são componentes chave em nossa estratégia de nuvem porque juntos podemos viabilizar soluções híbridas que ofereçam um nível inigualável de flexibilidade e escolha para os clientes. A experiência regional da Equinix também é muito valiosa à medida que os permite entregar soluções e serviços sob medida, atendendo as necessidades específicas de nossos clientes em comum no Brasil”, afirma Vahé Torossian, vice-presidente global de negócios para pequenas e médias empresas e parceiros da Microsoft.

“O modelo híbrido é ideal para quem precisa da escalabilidade e elasticidade da nuvem pública, mas também exige o controle total de informações críticas e previsibilidade de custos da cloud privada” avalia Eduardo Carvalho, presidente da Equinix no Brasil. “Essa parceria nos permite oferecer todas as vantagens da cloud híbrida com a facilidade e rapidez da arquitetura Microsoft e a expertise em serviços gerenciados que a Equinix pode oferecer a seus clientes.”

 

Fonte:ipnews


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!