Ministério da Saúde quer digitalizar o SUS
Medida visa ter maior controle sobre recursos da União gastos com o sistema.
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, planeja usar a tecnologia para melhorar a gestão dos recursos no Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo do ministério é informatizar a estrutura do programa e encontrar onde estão desperdícios de recursos. O anúncio foi realizado no último domingo (15/5), durante visita à Maringá (PR).
Veja por que os hospitais são os novos alvos dos hackers
Barros usou como exemplo o projeto Portal Saúde Maringá, realizado em 2014, que permite o acesso de profissionais da área e de usuários a informações de pacientes, como resultados de exames, carteira de vacinação e histórico médico. “Vamos informatizar a gestão de saúde como Maringá fez. Quero o controle de cada centavo investido”, afirma.
De acordo com o ministro, a informatização de um prontuário médico, por exemplo, poderia evitar um diagnóstico equivocado e distribuição de remédio inapropriado. Dessa forma, o ministério teria informação online sobre a utilização do dinheiro público.
Barros, porém, não disse como e quando pretende realizar a digitalização. Segundo a assessoria de imprensa do ministério, a pasta não conta com secretário de Tecnologia, ainda a ser escolhido, e prefere não comentar sobre o futuro do projeto
Fonte:Ipnews