Mozilla dobra arrecadação, e 90% das receitas vêm do Google

22/11/2013 08:43

 

A Mozilla divulgou o balanço financeiro do ano de 2012, com algumas surpresas. A entidade, que não tem fins lucrativos, arrecadou US$ 311 milhões, quase o dobro do conquistado em 2011, quando o valor era de US$ 163 milhões.

Muito desse valor se deve ao Google. Exatamente. A empresa que desenvolve o concorrente Chrome é a principal responsável por encher os cofres da criadora do Firefox. Cerca de 90% do montante arrecadado pela Mozilla partiu da empresa de buscas.

Isso se deve ao acordo que as duas empresas mantém para utilização do motor de buscas do Google. O contrato foi renovado no fim de 2011, com duração até 2014 e, ao contrário da lógica de mercado, aparentemente o Google está pagando mais pelo uso de seu sistema no Firefox.

Existem dois possíveis motivos, apontados pela PCPro, para o aumento no repasse. O primeiro é que o Firefox tem direcionado mais buscas para o Google. Basta lembrar que a página inicial do navegador agora é uma grande barra de buscas do concorrente.

Outra alternativa é que o Google não quer abrir espaço para que outro concorrente tome este espaço, principalmente o Bing. Para isso, a empresa estaria disposta a abrir mais os cofres para não perder o espaço nobre no segundo navegador mais popular do mercado.

A Mozilla, no entanto, não confirma os motivos pelo qual o repasse do Google aumentou devido ao contrato de sigilo mantido entre as duas empresas. 
 
fonte olhardigital