Municípios devem enviar propostas de implantação e uso da rede até hoje

01/07/2016 08:55

São 356 municípios cadastrados que manifestaram interesse em participar da iniciativa do programa Minha Cidade Inteligente.

RedeHoje termina o prazo para participar da segunda etapa do edital de seleção do programa Minha Cidade Inteligente, uma evolução do Cidades Digitais. Os 356 municípios que manifestaram interesse em participar da iniciativa devem enviar  a proposta de implantação do projeto e a documentação para o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O link para o sistema de cadastro foi enviado para cada prefeitura.

As cidades escolhidas pelo programa receberão uma rede de fibras ópticas de alta capacidade para conectar órgãos públicos e pontos de acesso livre à internet pela população. O intuito é modernizar a gestão da prefeitura e facilitar o acesso aos serviços do estado. O Minha Cidade Inteligente também vai levar aos municípios soluções tecnológicas para permitir o monitoramento eficiente de áreas como iluminação pública, transporte e segurança, como explica o secretário de Inclusão Digital, Américo Bernardes.

Cidade inteligente depende de plataforma aberta e colaborativa, defendem executivos

“Uma cidade inteligente é aquela em que funcionam serviços que permitam acompanhar a vida da cidade e o cidadão possa se apropriar desse funcionamento. Nós vislumbramos alguns serviços como sistemas de monitoramento e vigilância, sensoriamento de frota de veículos, transporte coletivo e da iluminação pública”, diz.

A terceira etapa da seleção consistirá na avaliação das propostas das cidades por uma comissão a ser criada pelo MCTIC. A secretaria de Inclusão Digital do MCTIC responde a dúvidas sobre o programa pelo e-mail cidades.inteligentes@comunicacoes.gov.br.

 

Fonte:ipnews