NASA formaliza iniciativa que visa proteger Terra de asteroides e cometas

19/01/2016 10:00
Escritório de Defesa Planetária coordenará esforços da agência e outros órgãos para detectar objetos e formas de desviar aqueles potencialmente perigosos
 

A NASA anunciou recentemente a criação de um programa cujo objetivo é, em outras palavras, salvar a vida na Terra.

Chamado de Escritório de Coordenação de Defesa Planetária (tradução livre para Planetary Defense Coordination Office, PDCO), o programa coordenará esforços da agência e outros órgãos de defesa para detectar e rastrear objetos que possam ser potencialmente perigosos. Será trabalho do escritório, por exemplo, determinar uma forma de desviar um cometa caso ele se encontre em rota de colisão da Terra. 

Segundo a agência espacial americana, a maioria dos asteroides e cometas em nosso sistema solar são pequenos e se mantêm a uma distância segura. Porém, outros são grandes o suficiente para deixar cientistas inquietos. 

No evento de um asteroide inevitável, o PDCO trabalhará em parceria com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos e outras agências americanas e internacionais para coordenar os esforços de emergência.  

Em outubro do ano passado, a Nasa e Agência Espacial Europeia (ESA) anunciaram parceria para desenvolver e testar tecnologias para alterar o percurso de um asteroide. 

Astrônomos detectam asteroides ou cometas usando telescópios ao redor do mundo que constantemente tiram fotos do céu a noite. 

Se um deles detectar que um objeto move de uma imagem para a outra, ele então notificará o Minor Planet Center, que mantém-se a parte de todos os asteroides e cometas conhecidos de nosso sistema solar. 

 

Fonte:IDGNOW