NASA usa braço robótico para instalar módulo em estação espacial

18/04/2016 15:37
Módulo inflável deverá ser mantido por dois anos para realização de testes de segurança. Habitats infláveis estão no centro dos futuros projetos de colonização espacial
 

No ultimo sábado (16), a NASA, a Estação Espacial Internacional (ISS) e a empresa Bigelow Aerospace deram um importante passo na instalação de módulos espaciais infláveis, uma espécie de novo habitat mais econômico que será usado por astronautas, pesquisadores e, eventualmente, por turistas. O módulo foi lançado a bordo da cápsula de carga Dragon, da SpaceX.

Na missão, controladores da agência espacial americana baseados em Houston, Texas, usaram um braço robótico para desembrulhar o Módulo Dispensável de Atividade da Bigelow (Beam, na sigla em inglês) e anexá-lo a um dos módulos da ISS. Ali, ele deverá se manter por dois anos para realização de testes de segurança, uma vez que se encontra sob condições de temperaturas oscilantes, radiação cósmica e suscetível a detritos espaciais. 

Desenvolvido pela Bigelow Aerospace, o Beam é o primeiro a ser instalado em uma base espacial e marca uma importante conquista na construção de bases infláveis que poderão ser unidas para criar grandes habitações no espaço profundo ou mesmo base para casas de astronautas que tiverem como missão explorar Marte.

Astronautas da estação visitarão o módulo cerca de oito vezes por ano para medirem níveis de pressão, radiação e temperatura. Caso seja perfurado por um meteorito, por exemplo, a unidade foi projetada para se esvaziar lentamente. Da mesma forma, ela é totalmente independente do resto da estação espacial, o que não a colocaria em risco em situações adversas.

Após dois anos de testes, o Beam será desacoplado da estação espacial para queimar na reentrada na atmosfera da Terra.

Habitats infláveis estão no centro dos futuros projetos de colonização espacial, já que eles são mais econômicos e diminuem significativamente o espaço ocupado em cápsulas de lançamento. 

Fonte:IDGNOW