NEC fecha acordo para construção de cabo submarino de 18 TB na Ásia

21/03/2018 11:01

Infraestrutura vai fornecer conectividade de alta capacidade para nove países do continente.

O Consórcio do Sudeste Asiático-Japão 2 (SJC2) assinou um acordo com a japonesa NEC Corporation para a construção de um cabo submarino de alto desempenho, que vai ligar Cingapura, Tailândia, Camboja, Vietnã, Hong Kong, Taiwan, China, Coreia do Sul e Japão. A implantação do cabo de 10,5 mil quilômetros de extensão deverá ser concluída no quarto trimestre de 2020.

Cabo submarino ligando Brasil à Angola começa a ser instalado em Fortaleza

O cabo terá até oito pares de fibra óptica de alta capacidade com alcance inicial de 144 Terabits por segundo, o equivalente ao streaming simultâneo de 5,76 milhões de vídeos de alta definição por segundo. Esta ampla capacidade permitirá suportar requisitos intensivos de grande largura de banda, como a Internet das Coisas (IoT), robótica, análise e aplicações de realidade artificial ou virtual.

Para o consórcio SJC2, a construção do cabo será um marco na colaboração digital da Ásia. Será uma infraestrutura crítica que vai fornecer conectividade contínua, menor latência e diversidade de rede para empresas e clientes, diz a empresa.

O SJC2 será construído e operado por um consórcio global composto por empresas de telecomunicações e tecnologia, incluindo China Mobile International, Chuan Wei, Chunghwa Telecom, Facebook, KDDI, Singtel, SK Broadband e VNPT. A NEC ficará a cargo de fornecer o sistema de cabo submarino.

Fonte;ipnews