Nos EUA, empresas terão de revelar diferença salarial entre CEOs e funcionários

06/08/2015 10:56

As empresas públicas americanas serão obrigadas a divulgar quanto ganham seus CEOs e mostrar qual é a diferença entre o salário desses executivos em comparação com o de funcionários comuns.

A decisão, segundo reporta o Mashable, veio nesta quarta-feira, 5, da Comissão de Títulos e Câmbio dos EUA e deve ser efetivada em 1º de janeiro de 2017, o que significa que as empresas terão até o ano seguinte para se adequar às novas regras.

A ideia é fazer com que os trabalhadores e o público em geral tenham ideia de quanto vale o trabalhador comum e o CEO, na esperança de que esse embaraço force as companhias a equiparar as coisas.

Durante as recentes crises econômicas pelas quais os EUA passaram ficou claro que esse abismo era um dos principais responsáveis pelo sofrimento das classes médias e baixas, que enfrentavam problemas maiores que a classe mais abastada da sociedade.

Um levantamento da PayScale revelou que a empresa com maior diferença de salário é o Walmart, cujo CEO, Michael Duke, ganha 1.034 vezes mais dinheiro que o funcionário médio. Também aparecem Target (591/1), Disney (557/1), McDonald's (535/1) e a News Corp (409/1).

 

Fonte:olhardigital