Nova app da GOL alerta passageiro para não perder voo

10/07/2015 11:56

Caso o cliente chegue com antecedência ao aeroporto, ferramenta também mostra voos disponíveis para antecipação.

 

A GOL Linhas Aéreas acaba de atualizar a versão do seu app com recursos de geolocalização. Com essa nova funcionalidade, o passageiro recebe informações sobre as condições do trânsito e tempo médio estimado até o aeroporto, ajudando a evitar atrasos e agilizando os processos de check in e embarque. Ainda assim, se o passageiro perder o voo, o app pode reagendar o trecho. O mesmo acontece caso o cliente chegue com muita antecedência ao aeroporto e existam voos disponíveis para antecipação.

"Nenhuma airline no mundo tem um app como esse; fizemos uma pesquisa e somos pioneiros. Nossa diferença tem de estar no atendimento; e atendimento é menor TMA (Tempo Médio de Atendimento), menor TME (Tempo Médio de Espera) e maior automação e simplificação para os nossos passageiros", diz Paulo Palaia Sica, diretor de TI da GOL.

A nova versão do aplicativo, assim como a primeira, foi desenvolvida em parceria com a e-Deploy, empresa brasileira de aplicativos móveis, web e monitoramento, que ainda hospeda, monitora e presta o suporte técnico à solução. Palaia conta que todos os sistemas voltados para o relacionamento digital com clientes GOL são concebidos internamente.

"Não usamos pacotes de mercado, não nos preocupamos com 'grifes' e usamos open source sempre que possível", afirma. O diretor explica que seu time de TI -- hoje, com 132 pessoas -- é o responsável pela especificação, testes, homologação e lançamento das soluções. "A codificação é a única etapa que terceirizamos e, no caso do aplicativo para celular, nosso parceiro é a e-Deploy", explica.

O aplicativo, que é gratuito e está disponível para iOS e Android, já teve mais de um milhão e oitocentos mil downloads desde seu lançamento, há 3 anos.  Para os clientes que já possuem o aplicativo, ele é automaticamente atualizado a cada nova versão. "Já estamos preparando a fase 2 dessa atualização, com novos serviços sendo lançados periodicamente", antecipa.

Companhias aéreas se rendem à Internet das Coisas

Com a novidade, a GOL já conseguiu que 60% de seus clientes optem pelo check in online -- nos aeroportos de Congonhas, em SP; em Santos Dumont, no RJ, esse número salta para 80% -- incluindo-se ao seu site, totens e app mobile. "São 40 milhões de passageiros, e 24 milhões fazem check in eletrônico e grande parte disto por meio de seus celulares. A cada ano, dobra a quantidade de clientes que utilizam os nossos serviços através do celular. Estamos evoluindo na direção do nosso objetivo, que é reduzir as filas nos balcões da companhia, e tecnologia fácil de usar e que atenda os desejos dos usuários facilita tudo", conclui.

 

Fonte:Ipnews