Nova solução de cloud permite virtualização de rede em operadoras

05/03/2014 08:32

Cloud Edge, da Huawei, promete facilitar NFV e SDN.

A Huawei anunciou o lançamento do Cloud Edge, que promete apoiar operadoras na implantação de NFV (Virtualização das Funções da Rede, em inglês) em redes de banda larga móvel. A ferramenta também pode ajudar na transição para tecnologias de cloud e SDN (rede definida por software, em inglês).

Migração para nuvem aumenta adoção de SDN, diz pesquisa

Segundo a companhia, a solução permite a virtualização, orquestração em nuvem, e as empresas podem ganhar mais escalabilidade para suportar aplicações e vídeo móvel; além de manutenção simples e redução de custos, diz a Huawei.

Algumas operadoras na Europa e na Ásia-Pacífico já testaram o Cloud Edge, que demonstrou capacidades para ‘serviços inovadores’. Os primeiros casos incluíram aplicações para M2M, MVNO (Operação de Rede Virtual Móvel, na sigla em inglês) e encadeamento de serviço.

Ainda na área de cloud, a companhia afirmou que a Telefônica, concluiu o teste de prova de conceito (PoC), que incluiu 188 casos de sucesso para operação e manutenção do datacenter virtual, SDN, e implantação de nuvem para telecom, compatível com infraestrutura OpenStack.

Como resultado, a operadora pode usar a infraestrutura ‘UNICA’ para gerenciar diversos datacenters e oferecer um centro de dados virtual para compartilhamento de informações entre departamentos internos. A solução permite à prestadora  fornecer serviços de telecom e aplicativos internos por meio do data center.

A Telefônica já usa a estrutura de ‘SoftCOM’, da Huawei, com o Distributed Cloud Data Center (DC2) e rede SDN.

 

Fonte:ipnews


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!