Nova solução IoT ajuda monitorar conteúdos de carga em tempo real

04/04/2018 11:39

Companhias disponibilizam à indústria a primeira solução em IoT economicamente viável, Mobile e End-to-End de entrega de pacotes e gerenciamento de ativos.

A T-Systems Brasil e Roambee, empresa do segmento de Internet das Coisas (IoT), smart logistics e monitoramento de ativos, acabam de anunciar a primeira solução em IoT para entrega de pacotes e gerenciamento de ativos. A BeeBeacon é a primeira tecnologia de monitoramento móvel que combina as tecnologias BLE/Wi-Fi/GSM com os Beacons para fornecer visibilidade ao conteúdo do pacote e gerenciamento de ativos.

Trabalhando com a plataforma IoT Honeycomb (Colmeia) da Roambee e aplicativo móvel para smartphones, o novo BeeBeacon e o Bee, hardware que atua como ponto de acesso, fornecem inteligência em tempo real para empresas globais monitorarem condições físicas de mercadorias e seus ativos em locais fechados, abertos e em trânsito. A Roambee transforma a cadeia de suprimentos em um negócio completamente digitalizado com uma abordagem pay-as-you-go, que elimina investimentos iniciais pesados e habilita a utilização em grande escala.

A solução será oferecida pela T-Systems Brasil às empresas locais. De acordo com Luis Fernando Tadei, head de Digital Transformation da T-Systems Brasil, além da oferta, a companhia oferecerá também um módulo para a montagem da solução nos clientes. “As empresas brasileiras poderão utilizar nossa nuvem e o nosso time de integração para integrar a solução a outros sistemas”, diz. Para Tadei, o BeeBeacon dá aos seus usuários mais flexibilidade, já que permite atender cargas muito pequenas, como caixas de sapatos.

De acordo com o 2017 Supply Chain Worldwide Study, 77% das empresas tem pouca ou nenhuma visibilidade em sua cadeia de suprimentos. Para a maioria, as soluções encontradas no mercado para essa questão não atendem a todas as necessidades. O RFID, por exemplo, tem se mostrado uma tecnologia complexa e muito cara. Já o GPS não oferece monitoramento de condições e os beacons convencionais têm limitadores para o monitoramento de condições.

Os BeeBeacons e o Bee ajudam empresas a localizar rapidamente pacotes ao redor do mundo e a enviar sinais quando riscos de danos e adulteração estão presentes em armazéns, do lado de fora em pátios de equipamentos e em cada ponto durante o deslocamento da mercadoria. “Funcionando junto com o Roambee Bee, o BeeBeacon traz níveis inéditos de inteligência em tempo real, para realizar a transformação digital das empresas”, destaca Sanjay Sharma, CEO da Roambee. “Esta é somente uma das soluções end-to-end em IoT da Roambee desenhada para transformar a cadeia de suprimentos de transações do dia a dia para previsões mais eficientes e para transformar centros de custo em centros de lucro”.

Fonte:ipnews