Nova versão de IP será disponibilizada em julho deste ano

24/03/2015 12:36

Versão IPv6 desafogará a atual, que já está com a capacidade esgotada.

De acordo com informações da Anatel, as prestadoras de telecomunicação poderão disponibilizar endereços no protocolo IPv6 aos seus novos usuários a partir de 1° de julho de 2015. O novo protocolo já está disponível por parte de todas as prestadoras para serviços de interconexões e interligações (usuários coorporativos).

O IP (Internet Protocol) é o principal protocolo de comunicação de internet. Ele é responsável por endereçar e encaminhar as informações que trafegam pela internet, identificando cada dispositivo conectado a rede. A versão 6 do protocolo foi criada para aumentar a disponibilidade de endereços, pois a atual versão 4 (IPv4) já está com a capacidade esgotada.

Até a migração completa para a nova versão, foi definida a adoção do compartilhamento de endereços IPv4 públicos por meio de implantação de plataformas Carrier Grade Network Adderss Translation (CG-NAT). Dessa forma, diversos usuários poderão acessar a internet por meio do mesmo endereço de IP público.

Com o aumento do uso do IPv6, há uma tendência de que, no futuro, novos conteúdos sejam disponibilizados preferencialmente neste novo protocolo. Neste sentido, apesar de acreditar-se que o IPv4 deverá coexistir com o IPv6 por um tempo, o seu uso será cada vez menor.

Além da disponibilização do IPv6 pelas operadoras, o usuário deverá possuir um equipamento (roteador, modem, celular, tablets, entre outros) compatível com o novo protocolo. A partir de 2016, só receberão a certificação da Anatel os dispositivos que estiverem de acordo com as novas regras estabelecidas pelo órgão.

Segundo a Anatel, é improvável que a quantidade de endereços disponíveis nessa nova versão acabe. Foram disponibilizados 340 undecilhões de IPs, ou quase 48 x 1018 endereços por habitante no planeta.

 

Fonte:ipnews


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!