Novo Ford Fusion terá piloto automático em congestionamentos
Sistema com função para-e-anda conseguirá acelerar e frear automaticamente em congestionamentos, mantendo uma distância segura do veículo à frente.
O Ford Fusion 2017, que chega nos Estados Unidos nesse trimestre, virá com tecnologia semiautônoma. Por meio da função “para-e-anda”, recurso do novo piloto automático adaptativo, o sistema conseguirá acelerar e frear automaticamente nos congestionamentos e manter uma distância segura do veículo à frente.
De acordo com a Ford, trata-se do primeiro carro da marca a trazer a tecnologia. Posteriormente, ela será oferecida em outros modelos.
Microsoft e Toyota firmam parceria com foco em carros conectados
Com o recurso, o motorista consegue programar – por botões no volante – a velocidade e a distância que deseja manter do veículo à frente. Usando sistema avançado de radar, câmera e software para monitorar o tráfego na pista a cada 50 milissegundos, ele ajusta a velocidade automaticamente para tornar a viagem confortável.
Em tráfego lento, o sistema pode frear o carro até a parada total. Se ele permanecer parado por mais que 3 segundos, bastará apertar o botão no volante ou o acelerador para retomar a viagem na velocidade e distância programadas. Essa função ajuda a manter o motorista atento em caso de paradas longas, disse a Ford.
“Nos testes do sistema, viajamos para cidades como Chicago e Los Angeles, buscando sempre os piores congestionamentos possíveis”, explicou Scott Lindstrom, gerente de tecnologias de assistência ao motorista da Ford. “Era importante testar o sistema nas mesmas condições que o motorista médio encontra no dia a dia”.
Para situações imprevistas, a tecnologia conta também com o assistente de pré-colisão com detecção de pedestres, que usa a mesma câmera e sensores para identificar potenciais colisões com um veículo ou pedestre à frente. Nesse caso, o sistema gera um aviso visual e sonoro, pré-carrega os freios e, se necessário, também freia o carro automaticamente, ajudando a reduzir a severidade ou mesmo a evitar o acidente.
Fonte:Ipnews