Novo programa do Google paga hackers para encontrarem bugs no Android

16/06/2015 16:00
Android Security Rewards vai recompensar hackers, desenvolvedores e pesquisadores que encontrarem e solucionarem falhas de segurança no sistema mobile.
 

O Android possui um problema de imagem. As pessoas pensam que é um sistema inseguro, que é perigoso usá-lo. E apesar de tudo o que o Google já fez nos últimos anos para mudar isso, a plataforma continuem com uma reputação ruim.

Como esperado, esse tipo de publicidade não é boa para nenhuma empresa. E é por isso que o Google anunciou um programa que convoca hackers, pesquisadores de segurança e desenvolvedores para encontrarem falhas de segurança no Android.

A novidade é chamada de programa Android Security Rewards, e vai recompensar as pessoas fora do Google que investirem seu tempo e esforços para ajudar a tornar o Android mais seguro. Em troca de informar a gigante sobre vulnerabilidades de segurança e coisas do tipo, o Google fornecerá uma recompensa financeira e reconhecimento público.

Por que isso importa

Apesar de o programa ser uma ótima maneira para os desenvolvedores e pesquisadores ganharem um dinheiro extra, também é uma oportunidade para o Google mostrar aos usuários Android que está se mexendo para ganartir um sistema seguro e livre de vulnerabilidades.

Encontrar e resolver os bugs

“De muitas maneiras, estamos mais interessados em soluções do que nos bugs”, afirma o engenheiro-chefe de segurança do Android, Adrian Ludwig. “Construímos nosso programa de forma um pouco diferente do que outros programas. Estamos pagando um pouco pelos bugs, e então pagamos a mesma quantia para as pessoas que escreverem linhas úteis de código.” 

O valor da recompensa é baseado na dureza dos bugs descobertos. Mas isso pode aumentar se a pessoa enviar um relatório com informações sobre como reproduziu o código, o que fez para testá-lo, e como solucionou o problema.

 

Vale notar que o Android Security Rewards não é um conceito novo para o Google. Antes, a empresa lançou um programa parecido para o Chrome OS e outros serviços. No total, a companhia pagou mais de 4 milhões de dólares para centenas de pesquisadores.

 

Fonte:IDGNOW