Novo smartwatch modular com blocos permite atualizações constantes

15/10/2015 14:04
Em financiamento pelo Kickstarter, aparelho da Blocks permite uso de diferentes módulos de pulseiras que adicionam mais bateria, NFC e outros recursos.
 

Um novo projeto de crowdfunding chamado de Blocks está tentando resolver o problema de obsolescência por meio de componentes modulares, de forma parecida com o Project Ara, do Google, tenta fazer com os smartphones.

Com o Blocks, os usuários podem substituir a pulseira padrão por uma série de módulos, cada um contendo um recurso de hardware diferente. Um módulo pode adicionar mais tempo de bateria, enquanto outro pode oferecer rastreamento via GPS. No lançamento, o Blocks planeja oferecer também módulos com batimentos cardíacos, NFC, e “Adventure” (altitude, pressão e temperatura). Com o tempo, a empresa quer adicionar módulos para um SIM card, leitor de impressões digitais, luz LED, e um botão programável. 

Todas essas peças serão conectadas na face principal do relógio, que possui uma circular e vem nas cores preto, branco ou vermelho. O produto é feito de plástico, mas a Blocks diz que está trabalhando em outros materiais e cores para 2016. Quanto ao software, o relógio usa um sistema baseado no Android (mas não é o Android Wear) e poderá sincronizar tanto com aparelhos Android (a partir do Android 4.0) como iPhones.

Geralmente ficamos com o pé atrás com projetos de financiamento coletivo para wearables, já que muitos deles acabam em desastres. Mas a Blocks já trabalhava no projeto há quase dois anos antes de iniciar a campanha no Kickstarter, e seu protótipo mais recentes está quilômetros à frente do modelo que vimos na CES 2015, em janeiro deste ano. Também ajuda o fato de a Blocks estar trabalhando com a Compal, uma grande fabricante de eletrônicos de Taiwan, para a produção em massa da versão final do produto.

No fechamento desta reportagem, já tinha mais do que dobrado seu objetivo de 250 mil dólares no Kickstarter (eram 600 mil dólares já arrecadados). Se tudo correr conforme o planejado, a Blocks começará a enviar os smartwatchers para consumidores em maio de 2016 – mas vale a pena notar que a empresa já adiou seus planos no Kickstarter algumas vezes.

Um relógio sem módulos custa 195 dólares. Para levar quatro módulos junto com o produto é preciso desembolsar 285 dólares.

 

Fonte:IDGNOW