Número de ataques de malware dobra nos primeiros seis meses de 2018, segundo SonicWall

19/07/2018 15:21

Relatório semestral mostra quase 6 bilhões de ataques do tipo e alerta para volta do crescimento de ransomware e ameaças criptografadas.

O número global de ataques de malware chegou a 5,99 bilhões nos seis primeiros meses de 2018, um aumento de 102%, segundo os dados do Relatório de Ameaças Cibernéticas 2018 da SonicWall, fornecedora de segurança da informação. O documento mostra que o volume de malwares não mostra sinais de diminuição, mas sim de manutenção do crescimento. Em 2017, foram registrados 2,97 bilhões de ataques no mesmo período.

Nova campanha de malware roubou certificados digitais da D-Link

Outro dado alarmante é que os ataques ransomware – que tiveram uma queda significativa de 645 milhões para 184 milhões entre 2016 e 2017 – estão voltando com força total. Somente nos primeiros seis meses de 2018, já somam a quantia de 181,5 milhões de ataques. Isso representa um aumento de 229% em relação ao mesmo período de 2017.

Os pesquisadores da SonicWall também constataram que os ataques criptografados estão crescendo em níveis recordes para acompanhar a tendência do uso de criptografia. Em todo o ano de 2017, a empresa relatou que 68% das sessões foram criptografadas pelos padrões SSL/TLS. No primeiro semestre de 2018, 69,7% das sessões estão utilizando criptografia. Ataques criptografados aumentaram 275% em comparação com este período em 2017.

Isso traz desafios para as empresas, já que o tráfego criptografado consegue contornar os controles tradicionais de cibersegurança. Segundo a SonicWall, muitos gestores não estão ativando novas técnicas de mitigação, como inspeção profunda de pacotes de tráfego SSL e TLS (DPI-SSL). A empresa acredita que ataques criptografados vão se tornar padrão para a entrega de malware em pouco tempo.

Os dados do Relatório de Ameaças Cibernéticas da SonicWall 2018 foram coletados pela rede SonicWall Capture Threat, que coleta informações de dispositivos e recursos globais que contam com mais de 1 milhão de sensores de segurança em quase 200 países e territórios. O relatório analisa, também, informações colhidas através de vetores compartilhados entre os diversos sistemas de segurança SonicWall, como firewalls, segurança de e-mail e de endpoints, honeypots, sistemas de filtragem de conteúdo e sandbox.

 

Fonte:ipnews