Número de malware para Android cresce 30% no terceiro trimestre

24/11/2013 12:50

McAfee Labs descobriu ameaça Exploit/MasterKey que ‘engana’ verificação da assinatura digital.

O número de malware para Android cresceu 30% no terceiro trimestre de 2013, afirmou a McAfee no relatório de ameaças “Global Threat Intelligence (GTI)”, ressaltando que no período, aproximadamente 700 mil novas amostras de malware foram encontradas. Apesar das novas medidas de segurança do Google, a companhia acredita que a plataforma continuará chamando a atenção dos hackers, por ter a maior base de vítimas.

Brasil é a 8ª maior fonte de ataques do mundo, diz pesquisa

Segundo o relatório, o malware tradicional com assinaturas digitais cresceu 50%, ultrapassando 1,5 milhão de amostras .A companhia identificou também uma nova família de malware que ‘engana’ a verificação da assinatura digital em aplicativos de aparelhos com sistema operacional Android, o Exploit/MasterKey.

“O esforço para contornar a verificação de código em dispositivos móveis e seu ‘recrutamento’ completo em PCs representam tentativas de contornar os mecanismos de confiança dos quais dependem os nossos ecossistemas digitais”, afirma Vincent Weafer, vice-presidente sênior do McAfee Labs  e reforça que o setor deve se esforçar e garantir a integridade da infraestrutura digital, principalmente com a popularização das tecnologias.

O estudo identificou um aumento em spams (125%), e no uso de Bitcoins, moedas virtuais que permitem comprar mercadorias ilegais, como drogas, armas, entre outras por meio de sites. E a McAfee alerta que a presença de malware para extração de Bitcoins reforçou a popularidade da moeda. “à medida que essas moedas se integrarem cada vez mais ao nosso sistema financeiro global, sua segurança e estabilidade exigirão iniciativas que aproveitem os controles monetários e a supervisão do sistema financeiro, os controles técnicos e as defesas que o nosso setor oferece”, afirma Weafer.

 

fonte ipnews


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!