Número global de conexões LTE atinge marco de 2,5 bilhões

12/12/2017 10:36

Conexões LTE são líderes na América do Norte e já respondem por 26% do mercado latino. Para 5G Americas, números mostram que operadoras já se preparam para o 5G.

5G Americas, a associação setorial e voz do 5G para as Américas, anunciou que o número global de conexões LTE atingiu o marco de 2,5 bilhões de assinaturas no final do terceiro trimestre de 2017. Foram contabilizadas 838 milhões de novas conexões LTE em apenas um ano, de acordo com dados da Ovum.

5G pode chegar a 1 bilhão de linhas em 2023, diz Ericsson

A LTE atingiu 32% de participação do mercado global no final do terceiro trimestre de 2017, um aumento de praticamente 10 pontos percentuais em um ano. A região da América do Norte ainda é o líder global com a LTE registrando participação de 73% do mercado, à frente de qualquer outra região do mundo. A América Latina manteve sua trajetória de crescimento, com a LTE contabilizando 26% do mercado.

De acordo com a 5G Americas, o setor global sem fio já está se preparando para a tecnologia 5G, com as operadoras implementando capacidades LTE ainda mais avançadas e o número de assinaturas LTE continua crescendo rapidamente. Muitas redes estão passando por atualizações, migrando da LTE para a LTE-Advanced. No meio de novembro, a TeleGeography registrou 562 redes comerciais LTE no mundo inteiro, das quais 211 já foram migradas para a LTE-Advanced.

Na América Latina, a 5G Americas afirma que a LTE alcançou o maior crescimento entre as tecnologias móveis disponíveis na região. Com exceção de Cuba, todos os países latinos contam com pelo menos uma operadora LTE. Além disso, o número de conexões quase dobrou em um ano, chegando em 179 milhões no terceiro trimestre deste ano, devendo chegar a 200 milhões até o final deste ano. A participação de mercado da LTE cresceu de 14% para 26% em doze meses.

Para a 5G Americas, medidas tomadas pelos governos da América Latina, como a distribuição de mais espectro, aprovação de transações no mercado secundário de espectro e reutilização de espectro pelas operadoras, contribuíram para o crescimento da LTE. Com mais de 25% de todos os assinantes da região estão usando a LTE, a associação acredita que a próxima evolução da rede deve ser o lançamento de Agregação de Portadores por várias operadoras, para aumentar a velocidade das redes LTE.

Em meados de novembro, a região da América Latina e do Caribe contava com 108 redes comerciais LTE, das quais 20 estão usando a tecnologia LTE-Advanced com Agregação de Portadores, segundo dados da TeleGeography.

De acordo com a previsão global da Ovum, a LTE deve ultrapassar todas as outras tecnologias em 2018 e ser líder do mercado com 3,16 bilhões de conexões, penetração de 41,6% e participação de mercado de 38%. Até dezembro de 2022, a LTE deve registrar praticamente 5 bilhões de conexões e 62% de penetração.

Fonte:ipnews