O curioso caso das ruas e edifícios que sumiram do Google Street View

10/07/2015 15:21
Muitas imagens de cidades no Street View estão repletas de lacunas. Problemas podem estar relacionados a pedidos de privacidade
 

Com a chegada do El Capitan no Google Street View no mês passado, agora você pode se transportar para inúmeros locais turísticos exóticos. No entanto, navegar em áreas urbanas pode ser um desafio.

A medida que o Google expande o Street View a lugares mais distantes, muitas cidades - onde o serviço já se encontra disponível há anos - contam com aparente problema.

Olhe atentamente em algumas das principais cidades, especialmente em áreas residenciais, e a ferramenta terá centenas, até mesmo milhares de lacunas em seus mapas. E bem, o problema parece aumentar.

O Street View é uma ferramenta poderosa e tais lacunas não excluem sua grande utilidade — a menos que elas apareçam em frente ao prédio que você busca. Mas é estranho que, mesmo em cidades onde os carros do Google já fotografaram repetidas vezes, há ainda numerosos trechos, às vezes ruas inteiras, onde as imagens do Street View não estão disponíveis. 

O Google chamou tais lacunas de “problema não conhecido” e deixou implícito que se deve, em parte, a um inesperado malfuncionamento no software em sua fase inicial de mapeamento.

Mas se recusou a dar maiores detalhes sobre a questão, incluindo se as lacunas dizem respeito a solicitações de privacidade ou se estão se tornando mais frequentes.

“Em lugares onde coletamos imagens bem no início do Street View, os dados antigos podem, às vezes, causar um problema que impedem que novas imagens apareçam”, disse a companhia por e-mail. “Até então, nós priorizamos a atualização da maior parte das imagens do Street View para nossos usuários, e nós estamos certamente trabalhando para preencher essas falhas eventuais”.

De forma geral, há duas espécies de lacunas. Uma onde um edifício, por exemplo, aparece borrado, que pode ser um problema para usuários explorarem o Street View e que, certamente, se deve a pedidos de privacidade por parte de companhias. 

Na outra, seções de ruas estão faltando, indicadas pelas lacunas em linhas azuis que aparecem quando você clica no ícone amarelo do Street View no Google Maps. 

Há várias razões para que essas falhas acontecem, como o Google já explicou em situações passadas. Em alguns casos, obras de construção podem impedir que o carro da companhia fotografe uma região. Na cidade de São Francisco, por exemplo, há uma grande lacuna em uma rua onde a ferramenta não chega, mas ruas adjcentes revelam que haviam prédios em construção na ocasião.

Em outros casos, o motorista do Street View pode ter pulado uma rua por acidente ou ainda a câmera ou o programa que grava os dados de mapeamento podem ter falhado também.

Mas o Google, com frequência, revisita cidades para atualizar mapas, o que torna difícil entender porque um edifício residencial no distrito de São Francisco - quase no quintal da sede do Google - tenha tantas falhas. O padrão é semelhante em Tóquio, Londres, Berlim e outras várias cidades ao redor do mundo. As lacunas não são tão grandes e é possível que passem despercebidas à primeira vista, mas uma vez que você as percebe, bem, é bem provável que você as encontrará em todos os lugares.

Uma possível explicação é que pessoas têm pedido para que suas casas apareçam com um borrão por questões de privacidade. Na seção de privacidade do Google Maps, a companhia explica como esses pedidos são feitos e, relativamente, é um processo bem simples.

Na maioria das vezes, são pessoas famosas que submetem tais pedidos. Por exemplo, há uma falha no Street View onde o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, mora. 

Com o aumento de pedidos de pessoas comuns em relação a privacidade de seus endereços residenciais, a questão tem afetado países inteiros. A privacidade é uma questão importante, por exemplo, na Alemanha. Agora, no país, o Google Street View somente disponibiliza imagens para grandes cidades como Berlim e Frankfurt e parece que desistiu do resto do país. Dê um zoom no continente europeu no modo street view e você verá que grande parte da Alemanha é quase uma ilha branca no meio do oceano.

Alguns usuários notaram o problema no forum do Google Maps e apontaram alguns exemplos estranhos. Em uma pequena ilha do mar do Caribe, San Andres, um carro do Street View parece que rodou apenas em um terço da ilha e simplesmente parou por questões desconhecidas. Aparentemente, não há nenhum obstáculo para ou obras em construção, apesar de que aparece um bar ao lado da estrada onde o carro parou de capturar imagens.

Entretanto, vários locais exóticos estão cobertos e o Google está acrescentando mais deles. Por exemplo, se você quiser fazer uma viagem pelo Street View e checar o Great Barrier Reef, onde aparentemente, peixes não tem problemas com privacidade, bem, você pode realmente se surpreender. 

 

Fonte:IDGNOW