O futuro reserva fibra através do Ar

18/08/2014 16:10
 

Um dia poderá ser possível levar a alta velocidade de Internet aos mais variados locais onde, até o custo de instalação, possa não compensar de todo através do ar. O projeto é desenvolvido por Howard Milchberg, professor de ciências e computação da Universidade de de Maryland (EUA).

A estrutura deste tipo de fibra será semelhante a um feixe de luz. Será composta por uma camada exterior composta por ar de baixa densidade através de quatro colunas onde quatro “filamentos” de laser irão aquecer uma camada interior onde a luz irá circular a uma pressão bastante superior, formando assim um feixe de luz que irá substituir o tradicional cabo de fibra óptica.

fibra-optica

À medida que os raios de laser viajem o ar quente de baixa densidade irá convergir os sinais impedindo-os de se dispersarem para fora do “cabo”.

Poderão verificar o estudo na sua versão completa aqui (em inglês).

 

Fonte:engenhariae.com.br