Oito dicas de empreendedorismo na internet

01/07/2016 08:52

Em 2015, foi registrada a entrada de mais de 40% de novos negócios no ambiente virtual.

Empreendedorismo-DigitalEm um cenário de crise econômica, o brasileiro tem buscado outras formas de melhorar sua renda. Uma delas é o e-commerce que, entre 2015 e 2016, registrou um grande aumento de demanda, segundo Anderson Höfelmann, autor do livro Vender na internet | Por onde começar? Mesmo no último ano, o pior para o comércio tradicional, o faturamento das vendas online cresceu 15%.

Foi registrada ainda a entrada de mais de 40% de novos negócios no ambiente virtual, criados por dois perfis de profissionais: pessoas que saíram de suas empresas e que começam a vender itens que produzem por hobby, e também por profissionais experts em um determinado produto, que decidiram investir e vende-los por conta própria.

Pesquisa de satisfação sobre serviços públicos será feita pelo Facebook

De acordo com Höfelmann, especialista em desenvolvimento de sistemas para Internet, é notável também a migração do público do comércio físico para o comércio online, por questões de conforto, segurança, facilidade e rapidez.

Para ajudar quem está começando no comércio virtual ou pensando em empreender, Anderson separou dicas para ajudar as vendas pela internet:

  1. Seja criativo: são os mais criativos que se destacam. Promoções, nome da loja, produtos inovadores e exclusivos diferenciam o inédito do comum.
  2. Seja organizado: é importante criar uma metodologia de trabalho que otimize o tempo e evite desperdícios.
  3. Conheça a área em que quer empreender: não entre em um mercado sem antes ter domínio do nicho em que quer ingressar. Planeje, desenhe, estude seu negócio e produtos, mercado, potenciais clientes e atualize-se.
  4. Considere ainda a estrutura necessária para a hospedagem da loja virtual, os fornecedores e sua equipe de trabalho, operação e logística, canais de relacionamento com o cliente e o pós-venda.
  5. Tenha foco: o empreendedor não se importa em ser menor, mas tem como objetivo ser o melhor do seu segmento.
  6. Ofereça produtos de qualidade. Um cliente satisfeito indica a loja a amigos, parentes e pessoas de seu convívio. O boca-a-boca traz visibilidade ao seu e-commerce.
  7. Divulgue seu trabalho: uma loja virtual nova é como uma loja montada no final de uma rua sem saída. Ninguém passará na frente dela, a não ser por acidente. Como ninguém conhece ainda sua loja virtual, para atrair o público é necessário investimento sério em publicidade, muito mais do que na ferramenta de e-commerce.
  8. Não seja genérico nem concorra com os gigantes: escolha um nicho para atuar. Defina uma necessidade do público consumidor que ainda não esteja plenamente atendida no mercado, e torne-se uma referência no segmento.

Para conhecer mais dicas, o livro Vender na internet | Por onde começar?, da Editora Senac São Paulo, tem 178 páginas, é comercializado a R$ 45 e pode ser adquirido nas principais livrarias do país.

 

Fonte:Ipnews