Ônibus WiFi começam a tomar as ruas de São Paulo
Cidade ganhou 20 veículos com ar-condicionado, câmeras para monitoramento interno e um sistema para coibir fraudes; novidade ainda está em fase de testes.
No total, 20 veículos novos entraram em funcionamento hoje, todos com ar-condicionado, câmeras para monitoramento interno e um sistema para coibir fraudes no uso do Bilhete Único - que em alguns casos garante descontos ou mesmo a gratuidade da passagem. No total, os veículos têm oito câmeras: seis para monitoramento das portas, uma próxima ao condutor e a última no validador do bilhete.
São Paulo conta com 31 praças e parques com internet Wi-fi livre
Maiores que os comuns, os ônibus - chamados de superarticulados - ficarão a maior parte do tempo nos corredores e faixas exclusivas, circulando entre o Terminal Campo Limpo e o Paraíso. Outros dez estão em preparação para operar na zona sul em bairros como Sacomã e Vila Prudente, e a São Paulo Transportes (SPTrans) já encomendou outros 200.
A ideia das companhias de ônibus é que, até o ano que vem, além de aumentar o número de coletivos com Wi-Fi (para um total de 200), eles também ganharão catracas equipadas com câmeras de reconhecimento facial para evitar fraudes no Bilhete Único e câmeras de monitoramento interno, para evitar assaltos e furtos durante as viagens.
Quando a reforma terminar, os novos ônibus terão oito câmeras: seis para monitoramento das portas, uma próxima ao condutor e a última no validador do bilhete, que que em alguns casos garante descontos ou mesmo a gratuidade da passagem.
A internet é completamente livre, basta estar dentro de um ônibus. Não existe qualquer tipo de senha. De acordo com a prefeitura, os novos coletivos de São Paulo custaram R$ 810 mil cada um, e compõe um conjunto de 600 ônibus comprados para renovar a frota e repor os queimados nas manifestações do ano passado. Estima-se que outros mil veículos serão adquiridos em 2015.
Fonte:ipnews