Orange e Vodafone traçam planos SDN e NFV para clientes corporativos

26/07/2016 09:12

Operadoras europeias aceleram testes de migração para redes baseadas em software.

SDNAs norte-americanas AT&T e Verizon podem conquistar várias manchetes por seus planos de virtualização de rede, mas os provedores de serviços europeus, como Orange e Vodafone, não ficam atrás no quesito agressividade na migração das redes para SDN (rede definida por software) e NFV (network fuctions virtualization).

Juniper Networks oferece serviços avançados de segurança para SDN

Entre as grandes telcos globais, a Orange está adotando a abordagem “function by function” ao implementar as tecnologias apenas quando os serviços apresentarem benefícios aos usuários. Um exemplo são os testes da solução vCPE (virtual customer premises equipment) e o plano de lançamento gradual aos clientes.

Da mesma forma, a Vodafone desenvolveu a estratégia “Oceano”, cujo objetivo é formar a base para a transformação das 26 operadoras que formam o Grupo. O foco da estratégia SDN são os clientes corporativos, e os serviços de VPN baseados em NFV serão os primeiros a entrar no mercado.

Com informações de agências internacionais

 

Fonte:Ipnews