Número de apps disponíveis para o consumidor em lojas como o Google Play e a Apple Store cresceu 82,40%, indica pesquisa.
Em um mundo cada vez mais conectado e com 116 milhões de usuários de internet só no Brasil (dado de estudo realizado pela Euromonitor International a pedido do PayPal em junho de 2016), o smartphone torna-se um dos maiores responsáveis pela ascensão do mercado de compras online. As inovações chegam a cada instante e permitem que hoje em dia se faça quase tudo pelo celular.
Consumidor vai ditar adoção ao pagamento móvel, diz especialista
Comprar livros, pedir comida, chamar um taxi, fazer revisões de veículos, contratar o serviço de faxineira ou até de babás e abastecer o veículo com combustível são transações possíveis de serem feitas pelo smartphone nos dias de hoje. Uma tendência que torna o celular mais importante que uma carteira recheada de cartões, cédulas, moedas e folhas de cheque.
Segundo o mesmo estudo encomendado pelo PayPal à Euromonitor International, até 2020, 70 milhões de smartphones serão vendidos anualmente no País. Hoje, o Brasil tem 168 milhões de smartphones em uso e deve chegar a 236 milhões até o final deste ano, de acordo com dados da FGV-SP.
De acordo com uma pesquisa da Ipsos, realizada anualmente a pedido do PayPal, 17% do total gasto online – em volume de dinheiro – por consumidores brasileiros no mundo inteiro se deu via smartphone em 2016. No ano anterior, este índice foi de 13%. Já de acordo com o mesmo estudo da Euromonitor encomendado pelo PayPal em 2016, estima-se que até 2020, 10% de tudo que será vendido online no Brasil será comprado via equipamentos móveis em número de transações.
A quantidade de aplicativos disponíveis ao consumidor também mostra a tendência neste mercado. Segundo levantamento encomendado pelo PayPal à BigData Corp. em setembro de 2016, o número de apps disponíveis para o consumidor em lojas como o Google Play e a Apple Store cresceu 82,40% no mundo todo se comparados os anos de 2015 e 2016.