Parceria entre empresas entrega nova solução de IoT para área da saúde

03/08/2018 13:01

Tecnologia será capaz de rastrear amostras de exames para laboratórios de análises clínicas.

A ART IT, especializada em soluções e serviços de TI, trabalhou junto com a Logicalis, empresa global de serviços e soluções em tecnologia da informação e comunicação, para entregar uma solução de rastreamento de amostras de exames a uma das maiores operadoras de telecomunicação do Brasil. O objetivo da operadora é oferecer essa plataforma para o setor de saúde, mais especificamente laboratórios de análises clínicas.

A operadora percebeu que esse setor demanda que as amostras de exames estejam seguras, que os dados dos pacientes sejam protegidos, e que os laboratórios consigam controlar facilmente as amostras, seja na coleta, na preservação ou na entrega. Assim, o primeiro passo do projeto foi construir um kit de demonstração da solução para que a operadora apresente a tecnologia aos seus potenciais clientes.

A Logicalis desenvolveu uma aplicação baseada no EUGENIO, sua plataforma de Internet das Coisas (IoT), para receber e correlacionar os dados dos tubetes conectados com os dados dos pacientes e dos médicos solicitantes, e contou com o apoio da ART IT para desenvolver toda a interface do kit de demonstração e integrá-la com o EUGENIO.

O kit de demonstração simula o rastreamento desde o momento da coleta dos exames, passando pelo armazenamento e preparo, transporte, controle de fatores como temperatura, resíduos infecciosos e tempo de armazenamento, monitoramento das remessas até a entrega ao destinatário e, finalmente, recebimento com informações em tempo real sobre as amostras.

Fonte:ipnews