Partido Pirata realiza 1ª Assembleia Pirata no Brasil

12/05/2014 08:52


Acontecerá em Curitiba, entre os dias 23 e 25 de maio, a 1ª Assembleia Pirata, evento de âmbito nacional que reunirá ativistas e representantes do Partido Pirata de todo o Brasil.  Serão colocados em pauta reformas no Estatuto e no Programa Político, além de discussões sobre o posicionamento político no cenário atual e estratégias para a campanha de oficialização. 
 
O espaço também será usado para reafirmar posicionamentos econômicos sobre direito autoral, software livre e quebra de patentes, assim como intensificar o programa sobre neutralidade da rede, privacidade dos usuários, transparência pública e livre compartilhamento de informações. 
 
O Movimento almeja introduzir a Ideologia Pirata em diversas áreas. Seguindo os princípios de Liberdade Civil, balizadores do Movimento Pirata, a Assembleia terá em discussão temas como: a) a não criminalização de manifestações virtuais que se utilizam da negação de serviço (DDOS) e deface; b) legalização das drogas; c) autodeterminação de identidade sexual e de gênero; d) legalização do aborto; e) defesa do parto humanizado e profissionalização da atividade de doula; f) profissionalização da atividade sexual; g) pluralidade familiar e liberdade de afeto; h) eutanásia; i) neurodiversidade; j) quebra do monopólio dos meios de comunicação; dentre outros. 
 
Outros pontos de reflexão tratam das manifestações populares previstas durante a Copa do Mundo e do projeto para a coleta das assinaturas necessárias à formalização enquanto partido político. No domingo, 25, os Piratas planejam participar da Marcha da Maconha Curitiba.
 
O Programa Político será votado na Assembleia por todos os Piratas associados. A construção desse Programa, bem como a reforma do Estatuto, acontecerá de forma colaborativa, na Internet, com a participação de todos os integrantes do Movimento. 
 
A 1ª Assembleia Pirata será realizada no Impact Hub Curitiba, um escritório compartilhado, voltado para projetos de impacto social e para iniciativas colaborativas da Sociedade Civil. Gerido de forma cooperativa, localiza-se no centro de Curitiba, próximo a hotéis, restaurantes, à rodoferroviária e à linha de ônibus que conecta o aeroporto ao centro da cidade. 
 
A Assembleia contará com um auditório e salas equipadas com datashow e Internet de 100 MB (com rede auxiliar de 15 MB), além de sala de Imprensa, cozinha e bicicletário. Todos os espaços têm acessibilidade assegurada.

O evento será transmitido ao vivo pelo site do Partido.

Fonte:Olhardigital