Pela primeira vez, agência mapeia superfície de Marte

16/02/2016 14:00
Agência britânica usou dados abertos da NASA para traçar mapa. No total, foi mapeada área 10 milhões de km2, ou cerca de 7% da superfície marciana
 

A agência britânica Ordnance Survey usou dados abertos da NASA para traçar um mapa da superfície marciana. É a primeira vez que uma organização especializada em mapeamentos o faz em um outro planeta. 

Segundo o cartógrafo Chris Wesson, o processo físico de confecção do mapa foi quase idêntico ao de um mapa da Terra ou de qualquer outro feito pela agência. Mas isso também não quer dizer que foi fácil. 

Em um post no blog da agência, Wesson detalha o trabalho:

“Marte é uma topografia muito diferente da Terra para mapear. A superfície é muito irregular, mas em uma escala tão grande que eu tinha vastas extensões de terra que apareciam planas em relação às crateras em cada um dos vários milhares de metros de profundidade, daí a necessidade de exagerar em diferentes iluminações e superfície. Essa topografia variante levou a várias tentativas e erro para encontrar um intervalo de contorno viável”. 

No total, foi mapeada uma área 10 milhões de km², ou cerca de 7% da superfície marciana.

O mapa foi produzido a pedido de Peter Grindrod, da Universidade de Londres que está ajudando a planejar o pouso do veículo European ExoMars, previsto para o início de 2019. Grindrod foi o único a receber uma cópia impressa do mapa.

 

Fonte:IDGNOW