Pequena operadora aumenta volume de negócios em dez vezes com o apoio da Equinix

26/07/2018 10:31

Nos últimos três anos, a Megatelecom passou a oferecer serviços da Equinix a seus clientes, aumentando sua carteira e a qualidade de suas ofertas.

Faz seis anos que a Megatelecom, operadora de pequeno porte que atende a Grande São Paulo e cidades do interior paulista, adquiriu a concorrente Dialdata. Na época, a empresa fez a aquisição para obter a licença para operar com telefonia tradicional (TDM), já que só oferecia VoIP. Mas com a compra, a operadora também herdou um rack em um data center da Equinix localizado no centro de São Paulo.

Colaboração entre Equinix e AWS se expande na América Latina

Esse foi o primeiro passo de uma parceria que começou a render frutos três anos depois. Desde 2015, a Megatelecom começou a crescer em dez vezes seu volume de negócios apoiada na elasticidade de seu provedor de data center. Nos últimos três anos, a Megatelecom aprimorou sua oferta ao agregar em seu ambiente outras soluções, como o Equinix Cloud Exchange, Cross Connects e Link PAP. A empresa conquistou novos clientes, principalmente internacionais, com a plataforma da Equinix.

“Muitas empresas globais utilizam a Plataforma Equinix para vir para o Brasil, estabelecer-se e gerar novos negócios, o que nos dá a oportunidade de firmar parcerias com essas organizações”, afirma Carlos Eduardo Sedeh, CEO da Megatelecom. “A Equinix estabeleceu-se em uma posição dominante no mercado de data center e prioriza a interconexão, oferecendo uma ótima experiência aos clientes, o que também é excelente para nós.”

A Megatelecom foi o primeiro cliente a integrar o IBX SP3 (data center da Equinix em Santana de Parnaíba) e a utilizar a plataforma Equinix Cloud Exchange – um serviço que proporciona conexões seguras, privadas e virtuais para provedores de nuvem, com provisionamento automatizado e orquestração de serviços.

O serviço foi inserido no portfólio da operadora como mais uma oferta para os seus clientes. Na prática, ao conquistar um cliente com soluções lan to lan e conectividade, a Megatelecom o integra à plataforma da Equinix e o conecta ao Equinix Cloud Exchange. Dessa forma, levar os clientes para a plataforma aumentou o faturamento e o portfólio de produtos da operadora.

Segundo a Megatelecom, com o Equinix Cloud Exchange, a empresa conseguiu atingir um break even em menos de quatro meses. “Nossa expectativa hoje é um aumento de receita de 50% em 2018”, acrescenta Sedeh.

Pela natureza das suas operações com a Equinix, a Megatelecom tem um número crescente de Cross Connects com um ecossistema dinâmico de parceiros de negócios, redes e operadoras. Um Cross Connect, conectividade entre dois clientes distintos via cabeamento físico no mesmo IBX, garante alto desempenho, confiabilidade, redundância e baixa latência.

“Hoje não existe forma de operar dentro da configuração demandada pelo mercado sem contar com essa estrutura”, diz o CEO. Cerca de 70% dos clientes da Megatelecom situados em São Paulo estão alocados na Equinix.

Para Eduardo Carvalho, presidente da Equinix no Brasil, o caso é um exemplo do modelo de negócios adotado pela empresa. “Não somos vendedores de infraestrutura. Oferecemos um ecossistema que conecta oportunidades de negócios. A diversidade de nossos clientes representa uma oportunidade para entender o que funciona melhor para cada mercado”, diz.

 

Fonte:ipnews