Pesquisa aponta que 54% de clientes de bancos tradicionais têm contas digitais no Brasil

18/05/2018 09:15

Levantamento mostra tendência de jovens buscando opções mais inovadoras, fugindo de bancos tradicionais.

De acordo com pesquisa realizada pela consultoria Cantarino Brasileiro, especializada no setor financeiro, 54% dos clientes de bancos tradicionais também contam com contas em bancos digitais. O estudo foi feito com 1 mil brasileiros de todas as regiões do País e divulgado esta semana durante o evento Cards Future Payment 2018.

Após liquidação do Banco Neon, Neon Pagamentos fecha parceria com Banco Votorantim para se recuperar

Segundo o levantamento, é possível diferenciar o impacto dos bancos digitais nas pessoas, de acordo com a sua faixa etária. Mais da metade (59%) dos usuários de bancos digitais tem até 29 anos, enquanto esses são apenas 35% dos usuários de bancos tradicionais. Isso confirma que a migração para os serviços digitais é mais evidente quanto mais jovem é o usuário.

Por tornarem os serviços mais simples e acessíveis, especialistas preveem que os bancos digitais irão dominar e talvez até substituir os serviços presenciais. Porém, esse cenário está mais distante do que parece, segundo a consultoria, visto que apenas 6% dos entrevistados possuem conta somente em banco digital.

A preferência por um banco, seja digital ou tradicional, depende de uma série de critérios dos usuários. De forma geral, incluindo ambos os tipos de banco, a taxa/economia é o principal critério para a maior parte: 56%. No digital, é decisivo para 61% das pessoas, no tradicional para 50%.

A pesquisa destaca outras formas de se diferenciar: acessar a qualquer hora (52% de usuários de bancos digitais e 36% dos usuários de bancos tradicionais), transparência (43% dos usuários de instituições digitais contra 35% dos tradicionais) e facilidade de acesso (33% de usuários dos bancos tradicionais e 26% dos digitais). Neste último quesito, os usuários de bancos tradicionais superam os de digitais porque a presença de agências e caixas eletrônicos próximos é determinante.

Outro dado é que, tanto para os usuários dos bancos digitais quanto para aqueles que não adotaram a tecnologia ainda, o principal item considerado negativo em relação a bancos digitais é a segurança (25%). Em segundo lugar ficou a falta de uma agência física (26%). Cerca de 70% dos entrevistados afirmaram que deixariam de usar um banco digital caso não se sentissem seguros.

Apesar da segurança ser a questão mais importante para ambos os públicos, 37% dos usuários de bancos tradicionais a apontaram como “defeito” no modelo digital. Esse sentimento de desconfiança é uma barreira que os bancos digitais precisam atravessar para conquistar esses usuários.

 

Fonte:ipnews