Pesquisadores criam olhos artificiais para drones inspirados em insetos
Pesquisadores do Instituto Federal Suíço de Tecnologia desenvolveram minúsculos olhos artificiais que podem ajudar drones a evitar colisões e navegar melhor. Os olhos pesam apenas 2 miligramas e possuem o tamanho de uma semente de gergelim.
De acordo com os pesquisadores, as câmeras atuais são muito volumosas para drones pequenos. As novas câmeras desenvolvidas foram inspiradas nos olhos de insetos e, assim como eles, utilizam a visão de baixa resolução e captam mudanças de luz e movimento para se orientar.
O projeto coloca três fotodetectores eletrônicos em uma espécie de triângulo e uma lente no topo. Graças ao design triangular dos detectores, o drone consegue utilizar um algoritmo pré-programado para comparar os três sensores e analisar a velocidade e a direção do movimento. Segundo o diretor do laboratório que realiza a pesquisa Dario Floreano, quanto mais olhos artificiais usados, melhor a “visão” do drone.
Os pesquisadores também está testando a ideia de uma "fita de visão", que contém muitos olhos artificiais em um remendo flexível. No futuro, a tecnologia poderia ser aplicada em qualquer superfície curva, como robôs para veículos, móveis e roupas.
Via Discovery