Plataforma desenvolvida no Brasil é capaz de interconectar diferentes soluções de IoT
KNoT contém sistemas de nuvem, software e hardware que fornecem a conversação entre sensores.
O CESAR, centro privado brasileiro de desenvolvimento de soluções de tecnologias da informação e comunicação (TIC), lançou a plataforma KNoT, capaz de interconectar diferentes sistemas de IoT. A solução é capaz de integrar, por exemplo, o sistema de iluminação doméstico inteligente com um carro conectado e acender as luzes ao perceber que o veículo está se aproximando da casa.
O líder de pesquisas em IoT do CESAR, Tiago Barros, acredita que o KNoT irá baratear o custo das soluções de IoT para o usuário final, já que os fabricantes poderão desenvolver dispositivos que conversam entre si de forma mais rápida, aumentando a competitividade de mercado. “Além disso, irão desfrutar de funcionalidades até então inexistentes por falta de comunicação entre as diversas soluções disponíveis no mercado”, diz.
Dispositivos IoT chegarão a 46 bilhões em 2021
Entre os componentes da plataforma estão o KNoTCloud, interface que roda na nuvem e é responsável por gerenciar usuários, aplicações e dispositivos, além de armazenar e compartilhar os dados, o KNoTThing, plataforma de hardware e software que implementa o acesso a sensores e atuadores conectados fisicamente aos objetos, e o KNoT Gateway, dispositivo de hardware com camada de software responsável por direcionar as mensagens entre os dispositivos e a nuvem.
A proposta da empresa agora é disponibilizar essa infraestrutura fim a fim, começando no hardware, que habilitará a conectividade nas coisas, até o serviço de compartilhamento de dados.
Fonte:ipnews