Plataforma digital vai gerenciar Pacto pelo Esporte

01/03/2018 14:24

Iniciativa reúne quase 30 empresas e entidades esportivas em um ambiente virtual que, por meio da governança, transparência e credibilidade, vai estimular patrocínios.

Quase 30 empresas (27) assinaram nesta terça-feira, 28, o Pacto pelo Esporte, um ambiente virtual pelo qual as empresas terão acesso a informações sobre as entidades esportivas para definir investimentos de patrocínio.

O projeto, liderado pela ONG Atletas pelo Brasil, pelo Instituto Ethos e pelo Grupo de Lides Empresariais (Lide), promete revolucionar o apoio privado a confederações, federações e clubes.

O acordo é voluntário e vai definir regras e mecanismos nas relações entre os patrocinadores e as entidades esportivas. Os signatários do Pacto se comprometem com cláusulas que determinam que apenas as entidades que cumprirem determinados requisitos de gestão terão acesso a investimentos destas empresas. A tendência é que, com as entidades apresentando melhores modelos de gestão, aumente o interesse privado em investir no esporte.

A secretaria-executiva do grupo será exercido pela ONG Atletas pelo Brasil, liderada pela ex-jogadora de vôlei Ana Moser. As empresas signatárias, que farão parte da plenária do Pacto, terão uma série de ações que visam contribuir para que as entidades esportivas consigam cumprir os itens presentes no documento.

As entidades terão que responder a 400 questões sobre transparência, governança e credibilidade, dados que nortearão os investimentos.

O objetivo do Pacto pelo Esporte é estimular boas práticas e mudanças na relação entre patrocinadores e entidades esportivas. E para as entidades é a chance de receber auxílio para solucionar problemas administrativos.

Nenhuma entidade é obrigada a aderir ao pacto.

São signatários do Pacto: Aché, Banco do Brasil, Bradesco, BRF, Carrefour, Centauro, Coca Cola, Construtora Passarelli, Correios, Decathlon, Estácio, EY, GOL, Itaú, Johnson & Johnson, McDonald’s, P&G, Somos Educação, TAM e Vivo.

 

Fonte:ipnews