PM de SP usa metodologia da Capgemini para otimizar gestão de sistemas

10/03/2017 09:14

Scrum é utilizado inclusive no Projeto Radar, que localiza carros roubados via câmeras de segurança nas ruas.

A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) contratou, via licitação, a Capgemini, prestadora serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, para auxiliá-la no desenvolvimento e manutenção de um software para serviços de gestão operacional de demandas, planejamento e arquitetura, além de codificação e modelagem dos dados.

Em busca de desempenho, Coferpan troca ferramentas de automação comercial

Com a adoção de uma metodologia de gestão denominada Scrum, os processos ganharam maior agilidade e confiabilidade, proporcionando uma visão sistêmica às pessoas envolvidas no desenvolvimento dos projetos.

O principal benefício da solução foi a geração do Projeto Radar. Implementado inicialmente em Guarulhos (SP), o Radar é um sistema de monitoramento, identificação e checagem que auxilia a PMESP na recuperação de veículos furtados ou roubados.

A solução é composta por câmeras que leem as placas dos veículos e verifica, por meio de sistema de dados dos órgãos de segurança pública, se existe alguma irregularidade ou ocorrência associada. O policial recebe – via terminal móvel de dados da viatura – os dados do veículo e do perímetro para atuação.

“A Polícia Militar enxerga a tecnologia da informação como um suporte importante para suas atividades operacionais e administrativas, um instrumento para viabilizar nossa missão, que é proteger a sociedade”, afirma o coronel José Luís Salomão, diretor de telemática da PMESP.

Hoje, o sistema verifica, em média, 11 milhões de veículos por dia, englobando a cidade de São Paulo, Baixada Santista, Guarulhos e 30 outros municípios paulistas, além de já realizar monitoramento de rodovias estaduais. Somente no ano de 2016 foram recuperados cerca de 1,6 mil veículos.

“A nossa relação com a Capgemini resultou em uma parceria produtiva e com uma excelente sinergia no desenvolvimento de projetos. Assim, a sociedade paulista pode contar com serviços prestados com compromisso e alto padrão de qualidade”, finaliza o coronel.

Fonte:Ipnews