Desafios são lidar com o aumento do volume de informações e seu gerenciamento, além da necessidade de financiar a capacidade de armazenagem adicional.
A pesquisa da Fujitsu, empresa japonesa especializada em tecnologia da informação e da comunicação (TIC), mostra que os responsáveis por finanças em pequenas e médias empresas (PMEs) estão planejando duplicar os requisitos de armazenamento de dados nos próximos quatro anos. A preocupação de 76% dos entrevistados é que o aumento de dados reflete diretamente nos custos de armazenamento e gerenciamento de informações.
Fujitsu foca em programa de canais em 2017
Os entrevistados também demonstram ansiedade com relação aos resultados do crescimento inesperado de volumes de dados, além de estarem atentos a questões como: atenção aos riscos, disponibilidade, proteção e segurança de dados. Os principais problemas apontados incluem a necessidade de financiar a capacidade de armazenamento adicional e as preocupações sobre o aumento de custos de gerenciamento do alto volume de informação.
Os profissionais de finanças também se mostraram atentos aos desafios das soluções tradicionais de armazenamento, como backup em disco ou fita, e apresentam frustração diante de fatores como: sistemas que alcançam barreiras de expansão, o que leva a investimentos repentinos; o desperdício de equipamentos que atingem o fim da vida útil antes do previsto, alta dependência de uma equipe de TI qualificada e outros desafios para manutenção da área.
Ainda no estudo, os entrevistados apontaram as principais características que esperam ver em relação à nova tecnologia de armazenamento, entre elas, destacam-se três fatores: a automação para diminuir a dependência de habilidades manuais e minimizar custos e riscos; a capacidade de expansão à medida em que as demandas aumentam – sem substituir sistemas inteiros; e a flexibilidade geral do sistema para lidar melhor com o crescimento de dados elevados e imprevisíveis.
Outro dado interessante da pesquisa, realizada com 182 diretores financeiros em toda a Europa, Oriente Médio, África e Sul da Ásia, é que apenas 59% dos executivos enxergam a tecnologia como importante facilitador da eficiência operacional durante a transformação digital. Além disso, 28% consideram a tecnologia como fonte chave para conquistar vantagem competitiva no mercado.
Para a Fujitsu, os resultados comprovam que a proteção dos dados é um dos objetivos em iniciativas de modernização de armazenamento nas empresas. “No cenário dos negócios digitais de hoje, mais do que nunca, PMEs precisam de soluções de armazenamento capazes de suportar todas as demandas de armazenamento e backup, independentemente de serem repentinas ou imprevisíveis”, diz o comunicado da empresa.