Primeiro smartphone com Ubuntu deve ser lançado ainda este ano

20/02/2014 10:25

A Canonical anunciou nesta quarta-feira (19) que o Ubuntu OS para smartphones chegará ao mercado em 2014. Os primeiros aparelhos equipados com o sistema serão feitos pela chinesa Meizu em parceria com a bq, da Espanha.

Veja também: Facebook compra aplicativo WhatsApp por US$ 16 bilhões

Ubuntu equipará seu primeiro smartphone comercial ainda em 2014, garante Canonical (Fabrício Vitorino/TechTudo) (Foto: Ubuntu equipará seu primeiro smartphone comercial ainda em 2014, garante Canonical (Fabrício Vitorino/TechTudo))Ubuntu equipará seu primeiro smartphone comercial ainda em 2014, garante Canonical (Fabrício Vitorino/TechTudo)

 

 

Ainda não há detalhes de hardware dos dispositivos, mas já se sabe que não serão modelos de entrada convencionais para um sistema operacional estreante. Segundo a Canonical, o foco dessa primeira leva será em dispositivos de médio à top de linha.

Embora não tenha havido qualquer confirmação, o fundador da Canonical indicou que o modelo vendido pela parceira espanhola poderá ser dual-chip, enquanto a Meizu usará um smartphone já existente na sua linha para rodar o Ubuntu, como o MX3.

O grande diferencial do Ubuntu para smartphones frente a seus concorrentes é sua interface completamente original. Os comandos são acessados unicamente por gestos, na vertical e horizontal e, por isso, o sistema não requer botões no aparelho em que está instalado.

Além disso, o Ubuntu coloca conteúdos e serviços no centro da experiência, deixando apps em segundo plano. Segundo a Canonical, essa característica permite aos usuários uma maneira nova de envolver com conteúdo multimídia e outras atividades no smartphone.

Os aparelhos, cujos preços também não foram divulgados, serão comercializados diretamente pelos sites das fabricantes e via Ubuntu.com, provavelmente no terceiro trimestre de 2014.

Via TechCrunch e The Next Web


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!