Primeiro smartphone com Ubuntu deve ser lançado ainda este ano
A Canonical anunciou nesta quarta-feira (19) que o Ubuntu OS para smartphones chegará ao mercado em 2014. Os primeiros aparelhos equipados com o sistema serão feitos pela chinesa Meizu em parceria com a bq, da Espanha.
Veja também: Facebook compra aplicativo WhatsApp por US$ 16 bilhões
Ainda não há detalhes de hardware dos dispositivos, mas já se sabe que não serão modelos de entrada convencionais para um sistema operacional estreante. Segundo a Canonical, o foco dessa primeira leva será em dispositivos de médio à top de linha.
Embora não tenha havido qualquer confirmação, o fundador da Canonical indicou que o modelo vendido pela parceira espanhola poderá ser dual-chip, enquanto a Meizu usará um smartphone já existente na sua linha para rodar o Ubuntu, como o MX3.
O grande diferencial do Ubuntu para smartphones frente a seus concorrentes é sua interface completamente original. Os comandos são acessados unicamente por gestos, na vertical e horizontal e, por isso, o sistema não requer botões no aparelho em que está instalado.
Além disso, o Ubuntu coloca conteúdos e serviços no centro da experiência, deixando apps em segundo plano. Segundo a Canonical, essa característica permite aos usuários uma maneira nova de envolver com conteúdo multimídia e outras atividades no smartphone.
Os aparelhos, cujos preços também não foram divulgados, serão comercializados diretamente pelos sites das fabricantes e via Ubuntu.com, provavelmente no terceiro trimestre de 2014.
Via TechCrunch e The Next Web