Principais operadoras do País vão ter que corrigir fiação em postes da Eletropaulo

11/04/2018 10:52

Polêmica dos postes chega às quatro grandes teles, que vão ter que regularizar os postes na Grande SP em obrigação expedida por Anatel e Aneel.

A Comissão de Resolução de Conflitos das Agências Reguladoras, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), determinou, sexta-feira passada (6/4), à Claro, à Oi, à Telefônica e à TIM, a regularização das suas redes, instaladas em mais de 2 mil postes da distribuidora de energia AES Eletropaulo.

Anatel poderá ser obrigada a divulgar extrato de gastos de verbas do Fust e Fistel em tempo real

A distribuidora, que atende a Grande São Paulo, foi autorizada pela comissão a retirar cabos e equipamentos das prestadoras que se recusarem ou que se mantiverem inertes à necessidade de regularização, nos termos da Resolução Normativa ANEEL nº 797/2017. Às operadoras tem 90 dias para iniciarem os trabalhos.

A medida visa garantir segurança mecânica e elétrica das instalações, com a determinação de ajustes na fixação de cabos e equipamentos de telecomunicações à conformidade das normas técnicas em vigor.

A ocupação irregular dos postes leva a problemas estéticos e urbanísticos, com possíveis transtornos à livre circulação de pessoas e veículos e, principalmente, incômodo operacional às distribuidoras de energia.

A decisão ocorre em processos relatados pela Aneel e apresentados ainda em 2016 pela AES Eletropaulo, que requereu a atuação das Agências para resolver impasse entre as prestadoras de telecomunicações para a execução de ações de regularização.

A Comissão é um órgão permanente, composto por dois representantes de cada agência – Anatel, Aneel e Agência Nacional do Petróleo (ANP) – indicados para resolver conjuntamente os conflitos entre agentes dos setores de energia elétrica, telecomunicações e petróleo.

 

Fonte:ipnews