Projeto promete criar mapa digital da Terra em 3D

06/05/2014 22:21

Primeira etapa do plano está em andamento com um mapa da Ásia.

 

A NTT DATA (empresa de TI) e RESTEC (Centro do Japão de Sensoriamento Remoto) anunciaram o início de um projeto que irá resultar em um mapa-múndi em 3D. A primeira etapa do plano já está em andamento com um mapa da Ásia. Com base em imagens de satélite, o documento pretende trazer detalhes - sem precedentes - dos espaços terrestres, evidenciando ondulações do terreno com precisão de cinco metros.

Aquisição ampliará presença da Dimension Data na Europa

As reproduções poderão ser utilizadas em diversas situações, incluindo avaliações de riscos de inundações, deslizes de terra, tsunamis ou derramamento de lava de vulcões, pesquisas sobre disponibilidade de recursos naturais ou desenvolvimento de mapas para países emergentes. Outras aplicações incluem planejamento de infraestrutura, simulação de tráfego e navegação e a localização remota correta de dados sensíveis.

O mapa está sendo desenvolvido usando, aproximadamente, três milhões de imagens de satélite capturadas pelo Satélite Avançado de Observação da Terra, operado pela Agência de Exploração do Espaço Aéreo do Japão (JAXA). O catálogo está sendo feito em fases, com previsão de que as imagens em full 3D do mundo todo estejam prontas em março de 2016.

“O mapa 3D traz uma forte fundamentação para o desenvolvimento e análise de informação geoespacial. A demanda por este tipo de dado está crescendo na medida em que as organizações procuram enfrentar os críticos desafios humanitários e problemas comerciais dos dias de hoje”, explicou Ken Tsutsui, líder de projeto da iniciativa do Atlas 3D para a NTT DATA. “Tradicionalmente, pesquisas utilizando aeronaves tripuladas têm sido usadas como base para esse projeto de modelagem de 3D, mas as restrições de custo e tempo têm limitado as áreas que podem ser cobertas. Usando dados de satélite, nós temos a possibilidade de fornecer o mapa-múndi mais completo e preciso em 3D, trazendo muitas aplicações e benefícios para aqueles que o utilizarem”

 

Fonte:ipnews


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!