Prós e contras dos óculos virtuais da Samsung
A Samsung revelou diversos anúncios nesta quarta-feira na feira alemã IFA 2014, dentre eles os óculos de realidade virtual Gear VR. E a grande surpresa ficou por conta de seu funcionamento: a tela é, na verdade, o novo smartphone Galaxy Note 4 acoplado ao dispositivo.
O novo celular - com resolução Quad HD (2560x1440), a mais alta do mercado - é inserido dentro dos óculos após retirada a tampa exterior e fica preso a poucos centímetros dos olhos do usuário por meio de uma trava. De acordo com o Mashable, "usar o novo headset da Samsung é quase tão bom quanto o Oculus [Rift, concorrente direto do gadget]".
O Gear VR possui frente preta, laterais brancas e tiras pra prender, também pretas, de plástico e velcro. Assim que o Note 4 é encaixado no óculos, o phablet muda para a exibição 3D estéreo. Para escolher as opções de atividades, você deve olhar para o que deseja, até que um cursor vermelho atinja o item. Em seguida, é preciso selecionar com uma batida leve no touchpad na lateral do headset. Caso queira voltar ou tenha feito uma escolha errada, o usuário deve clicar no botão "voltar" para retornar à tela inicial.
O som é obtido por meio do próprio Note 4 e pode ser controlado por botões do lado direito do headset. O campo de visão é de 96 graus e sua taxa de atualização é de 60Hz. Suas dimensões não são tão grandes (198x116x90mm), contudo, há quem tenha se incomodado com o peso dos óculos de realidade virtual. Enquanto o jornalista do Engadget, Ben Gilbert, disse que o Gear VR "não é muito pesado", Lance Ulanoff, do Mashable, discordou. "Por mais que eu gostasse de usar o Samsung Gear VR, eu podia sentir o seu peso sobre o meu rosto e nariz. Eu fiquei desconfortável".
Vedação e foco
Ulanoff também reclamou da vedação dos olhos em relação ao ambiente exterior. "Dentro do dispositivo, as lentes estão rodeadas por uma espuma que faz uma espécie de vedação em cada olho. Depois de um tempo, uma lente começou a embaçar e obscureceu parcialmente minha visão".
O americano, que usa óculos de grau, também disse sentir falta de um melhor ajuste de foco, já que não é possível utilizar outro par de óculos enquanto se está com o Gear VR na cabeça. "O dispositivo tem apenas um único controle de foco no topo. Eu tenho uma visão muito ruim e também não é a mesma em cada olho. Fiz o meu melhor para encontrar um ponto médio que permitisse ver com alguma clareza e eu diria que tive 75% de sucesso", contou.
Gráficos e hardware
Mesmo tendo um phablet como "cérebro", o Gear VR não deixou a desejar no quesito gráficos para aqueles que fizeram os testes. Durante a IFA, jornalistas tiveram acesso a exemplos de aplicações como um show da banda Coldplay, um jogo de aventura especial, visitas áreas à cidade de Nova York e um voo com Tony Stark, protagonista da franquia Iron Man.
"Havia algumas demos para checkout, e foram principalmente de vídeo. O demo do Cirque du Soleil que o coloca diretamente no palco para o show foi um destaque, assim como um jogo debaixo d'água, onde uma baleia flutuava. Nada disso foi feito para demonstrar o conteúdo do lançamento, mas para demonstrar o potencial do hardware", afirmou Gilbert, do Engadget.
Já Zack Epstein, do BGR, disse que "a qualidade da experiência que o Gear VR oferece é impressionante, embora, [...] não chegue a corresponder a um dispositivo dedicado como o Oculus Rift".
Outro ponto discutido foi o hardware, que foi desenvolvido em parceria com a própria Oculus. Apesar de promissor, muitos se incomodaram como o fato do VR ter acelerômetro e giroscópio ligados apenas ao movimento da cabeça, e não de profundidade. "Se você mover a cabeça para frente ou para trás no mundo real, esse movimento não se reflete no virtual", explicou Gilbert.
O jornalista do Engadget também elogiou a ausência de fios, o que significa uma melhor imersão, contudo, não existe um sinal de vídeo dedicado como um PC ou console.
Preço
Apesar de não ter divulgado preço, aqueles que tiverem interesse em adquirir os óculos de realidade virtual da sul-coreana podem se preparar. Para Lance Ulanoff, do Mashable, o dispositivo não deve custar menos de US$ 299, cerca de R$ 700. A expectativa é que ele chegue ao mercado ainda neste ano.
Fonte:Olhardigital