Próxima geração de carros Ford se estacionarão sozinhos

04/11/2016 12:16
Novo recurso estacionará veículo ao pressionar um botão. Sistema usa sensores na parte traseira para detectar pedestres e outros carros
 

A Ford anunciou nesta semana que sua próxima geração de sistema avançado de direção (ADAS, na sigla em inglês) permitirá que veículos se estacionem sozinhos e detectem objetos na estrada para evitar colisões e prevenir acidentes. 

A montadora já oferece uma prévia dos recursos ADAS, incluindo controle de cruzeiro adaptativo, aviso de colisão dianteira, alerta de tráfego traseiro, monitoramento de motorista, alertas de ponto cego e assistência de estacionamento paralelo. Tais recursos se encontram nos modelos Escape, Taurus, F-150, Fusion e Edge .

Segundo a Ford, os novos sistemas autônomos são parte do compromisso da companhia em triplicar seus investimentos em desenvolvimento de tecnologias assistivas. 

Os novos recursos também permitirão a nova geração de veículos Ford a evitarem colisões quando motoristas quiserem estacionar o carro de ré. Chamado de “Alerta de tráfego cruzado com freio”, o sistema usa sensores na parte traseira para detectar pedestres ou veículos passando atrás do carro quando o motorista estiver recuando de uma vaga de estacionamento e automaticamente emite um alerta e aplica os freios se o motorista não responder. 

 

Publicidade

Uma câmera de ampla visão traseira, instalada no painel do carro, também oferecerá uma visão alternativa grande angular da traseira do veículo.

O novo recurso de estacionamento da Ford estacionará ao pressionar um botão, de forma que para estacionar em uma vaga de supermercado, o motorista não precisará olhar pela janela traseira para fazê-lo.

“Estacionar é uma das experiências mais estressantes quando se está atrás do volante e motoristas sofrem ao encontrar espaços adequados em áreas urbanas, o que pode impactar o fluxo do trânsito”, disse Dirk Gunia, representante da Ford, em comunicado. “Tecnologias como essa ajudarão motoristas a se sentirem confiantes em estacionar em espaços que de outra forma eles considerariam muito pequenos”, completou.

 
 
Fonte:IDGNOW